sábado, 7 de janeiro de 2023

Matriz do 2º Teste para avaliação

 


A. Estrutura e Cotações

A prova destina-se a avaliar duas competências básicas: Conceptualizar e Argumentar/ Problematizar. A competência transversal é a comunicação/correção escrita. Está dividida em dois testes de acordo com cada competência. Cada grupo tem uma pontuação de 0 a 20 valores.

Teste 1: CONCEPTUALIZAR 

Grupo I: 10 Perguntas de escolha múltipla (10x15= 150 Pontos)

Grupo II: 2 Perguntas de definições de conceitos (20+30= 50 Pontos).

TOTAL 200 Pontos

Teste 2: ARGUMENTAR/PROBLEMATIZAR: Inclui um texto com 2 perguntas de interpretação e análise lógica. Todas as perguntas implicam justificação. 

5x40 = 200 Pontos


B. Competências relativas aos conteúdos:

  1. Lógica informal

  • Definir falácia, argumento indutivo por generalização e por previsão e de autoridade.

  • Avaliar argumentos não dedutivos informais.

  • Identificar argumentos não dedutivos indutivos por generalização.

  • Identificar argumentos não dedutivos indutivos por previsão.

  • Identificar argumentos não dedutivos por analogia.

  • Identificar argumentos não dedutivos por autoridade.

  • Identificar as diversas falácias informais: generalização precipitada, amostra não representativa, falsa analogia, apelo ilegítimo à autoridade, petição de princípio, falso dilema, falsa relação causal, ad hominem, apelo ao povo, apelo à ignorância, boneco de palha e falácia da derrapagem.

  • Explicar as diversas falácias informais.

Conceitos: argumento não dedutivo, argumento não dedutivo indutivo por generalização, argumentos não dedutivo indutivos por previsão, argumento não dedutivo por analogia, argumento não dedutivo por autoridade, falácia informal, generalização precipitada, amostra não representativa, falsa analogia, apelo ilegítimo à autoridade, petição de princípio, falso dilema, falsa relação causal, ad hominem, apelo ao povo, apelo à ignorância, boneco de palha e falácia da derrapagem.

  1. Filosofia da Ação

  • Definir e distinguir ação humana e/de acontecimento.

  • Reconhecer que nem tudo o que o ser humano realiza é uma ação humana.

  • Identificar os conceitos da rede conceptual da ação humana.

  • Explicitar as condicionantes da ação humana.

  • Definir livre arbítrio e determinismo.

  • Definir e distinguir as teorias compatibilistas e incompatibilistas.

  • Formular o problema do livre arbítrio.

  • Enunciar as teses do libertismo e do determinismo radical.

  • Refutar as teses do libertismo e do determinismo radical.

Conceitos: ação humana, acontecimento, agente, intenção, voluntário, consciência, intenção, livre arbítrio, determinismo, compatibilismo, incompatibilismo, libertismo, determinismo radical.

C. Competências gerais:

  • Definir os conceitos  principais da Lógica Informal e da Filosofia da Ação.

  • Analisar logicamente um texto filosófico (tema, problema, tese, argumento e conceitos).

  • Avaliar argumentos.

  • Argumentar a favor da sua posição.

  • Aplicar os conhecimentos adquiridos a novas situações.

  • Relacionar as teorias filosóficas estudadas.

  • Aplicar as teorias filosóficas estudadas a situações concretas.

  • Elaborar respostas bem articuladas.

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