segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Correção do teste

 

Critérios de correção da primeira parte do teste sumativo

 

Leia o texto com atenção e responda com clareza e objetividade às seguintes questões:

 

“ A melhor maneira de nos iniciarmos na filosofia é colocar perguntas filosóficas:

                Como se formou o mundo? Haverá uma vontade ou um sentido por detrás daquilo que acontece? Haverá vida depois da morte? Como podemos encontrar resposta para estas perguntas? E, acima de tudo, como deveríamos viver?

                Estas perguntas foram colocadas desde sempre pelos homens. Não conhecemos nenhuma cultura que não tenha perguntado quem são os homens e de onde vem o mundo.

                As perguntas filosóficas que podemos colocar não são muitas mais. Já colocámos algumas das mais importantes. A história oferece-nos muitas respostas diferentes para cada uma destas perguntas.

                Por isso, é mais fácil formular perguntas filosóficas do que encontrar a sua resposta.

                Mesmo hoje, cada um deve encontrar as suas respostas para estas perguntas. Não podemos saber se Deus existe ou se há vida depois da morte, consultando a enciclopédia. A enciclopédia não nos diz como devemos viver. Mas ler o que outros homens pensaram pode no entanto ser uma ajuda, se quisermos formar a nossa própria conceção da vida e do mundo.

                A busca da verdade pelos filósofos pode ser talvez comparada a um romance policial. Alguns pensam que Andersen é o assassino, outros pensam que é Nielsen ou Jepsen. Talvez o verdadeiro mistério deste crime possa ser um dia esclarecido subitamente pela polícia. Podemos também pensar que a polícia nunca conseguirá resolver o enigma. Mas este tem, no entanto, uma solução.”

 

Jostein Gaarder, O mundo de Sofia

 

1.       Salienta o tema, problema,  a tese ou teses principais deste texto e os argumentos que as sustentam bem como os conceitos principais.

 

Tema: A iniciação à Filosofia

Problema: Como iniciar-se na Filosofia?

Tese: A melhor maneira de nos iniciarmos na filosofia é colocar perguntas filosóficas.

Argumentos: porque as perguntas filosóficas foram colocadas desde sempre pelos homens e a história oferece-nos diferentes respostas para estas perguntas, por isso é mais fácil iniciar-se no estudo da Filosofia colocando essas perguntas e tentando responder-lhes.

 

Outra tese: É mais fácil formular perguntas filosóficas do que encontrar a sua resposta.

Argumentos: porque por exemplo a resposta à pergunta filosófica: será que podemos provar a existência de Deus? Não pode ser encontrada numa enciclopédia, teremos que ser nós próprios a tentar encontrar uma resposta pois embora tenha uma solução, e existam várias respostas não sabemos ainda qual a resposta correta ou se há apenas uma resposta correta. Ler o que os filósofos pensaram pode, contudo, ajudar mas, dado que há muitas respostas dadas teremos ainda de ser nós a descobrir, como num romance policial.

 Conceitos: Filosofia, perguntas filosóficas, iniciação à filosofia, romance policial.

 

2.       Além das questões filosóficas colocadas no texto, diga outras questões filosóficas (no mínimo três) e as áreas da Filosofia que as investigam.

A Filosofia divide-se em áreas de investigação de acordo com os problemas estudados, assim, por exemplo: Será que podemos provar a existência de Deus? É uma questão investigada na Filosofia da religião.

Quais as condições em que uma ação é moralmente correta? É uma questão Ética/Moral

A beleza é subjetiva ou objetiva? É uma questão da Estética.

 

3.       Os filósofos pré-socráticos dedicavam-se a responder de forma organizada e refletida à questão do Arché. Explique o que significa Arché e qual a sua importância para a origem da Filosofia.

O Arché é o princípio ou origem de todas as coisas. Colocar a questão do arché permite compreender o mundo, dar-lhe uma lógica, ordená-lo, isto é transformá-lo num cosmos, dando-lhe assim uma unidade. Através de um princípio comum a todas as coisas, os filósofos pré-socrático tentavam explicar a diversidade e dar uma unidade ao caos. Os primeiros filósofos por colocarem a questão da origem do mundo eram também chamados de cosmológicos ou físicos pois encontraram a solução num elemento natural como a água, o fogo ou o ar. Ao tentar dar uma explicação natural estes pensadores iniciaram a filosofia pois iniciaram uma reflexão baseada na lógica dos factos naturais e não apenas na mitologia, embora também ainda recorram a elementos míticos.

 

Conceitos a aplicar: origem do mundo ou das coisas, unidade, lógica, afastamento dos mitos, princípio comum. Início  do pensamento filosófico.

 

 

Nenhum comentário: