terça-feira, 10 de novembro de 2020

Correção do teste Grupo II e III

 Grupo II

Versão A

1. a 2. c 3. a 4. c

Versão B

1. c 2. b 3. d 4. a

Grupo III

Versão A

1. Coloca as seguintes proposições na sua forma canónica, indica o seu tipo, e de seguida escreve a sua negação

a. Muita gente gosta de Matemática. 

b. Não há quem não goste de sardinhas.

 

1.1. a. Algumas pessoas gostam de Matemática. b. Todas as pessoas gostam de sardinhas

1.2. a. Tipo I. b.Tipo A. 

1.3. a. Nenhuma pessoa gosta de Matemática b. Algumas pessoas não gostam de sardinhas.

Versão B

 1. Coloca as seguintes proposições na sua forma canónica, indica o seu tipo, e de seguida escreve a sua negação

a. Nem todos gostam de Matemática. 

b. Nem uma pessoa não gosta de Filosofia. 


1.1. a.Algumas pessoas não gostam de Matemática. b. Todas as pessoas gostam de Filosofia.

1.2. a.Tipo O. b. Tipo A.

1.3. a.Todas as pessoas gostam de Matemática.b.Algumas pessoas não gostam de Filosofia. 

 

Versão A 

 

2. Traduz as seguintes proposições para linguagem formal indicando os respectivos dicionários.

 

a. O Zé gosta de chocolate mas também de brócolos.

Dicionário: P: O Zé gosta de chocolate. Q: O Zé gosta de brócolos. Formalização: P ∧ Q  

b. Se os sentidos nos enganam, então o conhecimento não pode ter origem nos sentidos.

Dicionário: P: Os sentidos enganam-nos. Q: O conhecimento pode ter origem nos sentidos. Formalização: P ⟶ ~Q

c. Se gosto de praia então gosto de Sol e areia. 

 Dicionário: P: gosto de praia. Q: gosto de Sol. R: Gosto de areia. Formalização: P⟶ (Q∧R)

Versão B

a. O António quer dormir assim como sonhar. 

Dicionário: P: O António quer dormir. Q: O António quer sonhar. Formalização: P  ∧ Q 

b. Se não somos livres então somos determinados.  

Dicionário: P: Somos livres. Q: somos determinados. Formalização: ~P ⟶ Q

c. Se quero faltar às aulas então fico em casa e vejo Netflix.

 Dicionário: P: quero faltar às aulas. Q: fico em casa. R Vejo Netflix. Formalização: P ⟶ (Q∧R)

 

Versão A 



3. Utilizando o dicionário dado, traduz para linguagem natural as seguintes proposições:


a. Dicionário: P: A Joana come a papa.

              Q: A Joana chora.


P ⋀ Q

A Joana come a papa e chora.


b. Dicionário: P: O Manuel está atento

              Q: O cão leva a bola do Manuel.


        P → (~Q)

Se o Manuel está atento então o cão não lhe leva a bola.

 

Versão B 


a. Dicionário: P: A Joana come a papa.

              Q: A Joana chora.


P V Q

A Joana come a papa ou chora.


b. Dicionário: P: O Manuel está atento

              Q: O cão leva a bola do Manuel.


        (~P) → Q


Se o Manuel não está atento o cão leva-lhe a bola.

 

Versão A 



4. Elabora a tabela de verdade das seguintes proposições:


a. P ⊻ Q

P  Q  P ⊻ Q

V  V       F

V  F       V

F  V       V

F  F       F


b. ~P  ↔ ~Q 


P  Q      ~P  ↔ ~Q

V   V      F    V    F

V   F      F    F    V

F   V      V    F    F

F   F      V    V    V

                    ↑

Versão B

 

a. P V Q


P  Q  P V Q

V  V       V

V  F       V

F  V       V

F  F       F


b. ~P  → ~Q 


P  Q      ~P  → ~Q

V   V      F    V    F

V   F      F    V    V

F   V      V    F    F

F   F      V    V    V

                    ↑

 

Versão A

 

5. Utiliza um inspetor de circunstância para avaliar a validade das seguintes formas argumentativas:


a. P → Q; ~P; ∴ Q


P  Q     P → Q;      ~P;       ∴ Q

V  V         V           F          V

V  F         F           F          F

F  V         V           V          V

F  F         V           V          F


Resposta: A forma argumentativa é inválida porque há uma possibilidade de as premissas serem verdadeiras e a conclusão falsa.



b. P  →  Q; Q; ∴ P 


P  Q    P → Q;  Q;  ∴  P

V  V         V        V       V

V  F         F        F       V

F  V         V        V       F

F  F         V        F       F


Resposta: A forma argumentativa é inválida pois é possível que as premissas sejam verdadeiras e a conclusão falsa.

 

Versão B

 

a. P → Q;  P; ∴ Q


P  Q     P → Q;      P;       ∴ Q

V  V         V           V          V

V  F         F           V          F

F  V         V           F          V

F  F         V           F          F


Resposta: O argumento é válido porque não há possibilidade de as premissas serem verdadeiras e a conclusão falsa.


b. P  →  Q; ~Q; ∴ P 


P  Q    P → Q; ~ Q;  ∴  P

V  V         V        F       V

V  F         F        V       V

F  V         V        F       F

F  F         V        V       F



Resposta: O argumento é inválido pois é possível que as premissas sejam verdadeiras e a conclusão falsa

 

Versão A

6. Identifica a forma de inferência válida ou a falácia presente nos seguintes argumentos:

a. Se estudo para o teste então tenho boa nota. Estudo para o teste. Logo, tenho boa nota. Modus Ponens

b. Se vou à praia então apanho um escaldão. Apanhei um escaldão. Logo, fui à praia. Falácia da afirmação da consequente.


Versão B

 

a. Se estudo para o teste então tenho boa nota. Tenho boa nota. Logo, estudei para o teste. Falácia da afirmação da consequente

b. Se vou à praia então apanho um escaldão. Vou à praia. Logo, apanho um escaldão. Modus ponens.

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