Matriz de avaliação da ficha de revisões.
Tempo - 45 min.
Estrutura e Cotações
Grupo I (20 Pontos)
Grupo II (4x 5 = 20 Pontos)
Grupo III (8x20 = 160 Pontos)
Conteúdos e competências específicas
1.Racionalidade argumentativa da Filosofia e a dimensão discursiva do trabalho filosófico. Análise lógica de um texto filosófico
(Tema, problema, tese, argumentos e conceitos)
2.1. Argumento, Validade, Verdade e Solidez.
a) Definir proposição.
b) Definir argumento.
c) Distinguir validade, verdade e solidez.
d) Definir argumento dedutivo e indutivo.
2.2. Quadrado da oposição.
a) Identificar proposições categóricas.
b) Colocar proposições categóricas na sua forma canónica.
c) Negar proposições categóricas.
2.2. Lógica Proposicional.
a) Identificar as proposições e as conectivas proposicionais de conjunção, disjunção inclusiva e exclusiva, condicional,
bicondicional e negação.
b) Traduzir para linguagem formal proposições com uma e duas conectivas.
c) Traduzir da linguagem formal para linguagem natural.
d) Elaborar tabelas de verdade para proposições complexas com uma e duas conectivas.
e) Identificar a forma de inferência válida Modus Ponens.
f) Identificar a falácia formal da afirmação do consequente.
g) Aplicar as tabelas de verdade para verificar se os argumentos são válidos ou não.
C. Competências gerais:
Dominar os conhecimentos exigidos.
Compreender as várias regras e aplicá-las de forma correta.
Aplicar os conhecimentos adquiridos a novas situações.
Avaliar e identificar os argumentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário