sábado, 9 de fevereiro de 2019

Matriz para o 3º teste - Fevereiro 2019



A. Estrutura e Critérios de Avaliação
Grupo I - Questões de V e F ou escolha múltipla 5x10 = 50 Pontos;
Grupo II – Cinco questões de resposta curta. 5x10 pontos = = 50 Pontos
Grupo III -Texto com 3 perguntas- 2x35+ 30 pontos =100 Pontos;
(Uma das perguntas é um pequeno ensaio argumentativo; o aluno deve  construir um texto onde  coloque um diálogo entre posições e uma reflexão sobre elas. 
As respostas têm que ser estruturadas. Evidenciar domínio dos conteúdos. Fundamentar bem as afirmações.)

B. Conteúdos e competências específicas.


1. Análise lógica do texto: Identificar o tema e o problema tratado, a tese, o corpo argumentativo e os conceitos.

2. Lógica formal – Proposicional.
a) Identificar as proposições e as conectivas proposicionais de conjunção, disjunção, condicional, bicondicional e negação.
b) Traduzir para linguagem simbólica uma proposição dada.
c) Traduzir da linguagem simbólica para a natural e identificar as proposições.
d) Saber as regras lógicas da verdade das proposições e da validade dos argumentos.
e) Aplicar o quadrado da oposição para negar proposições.
f) Aplicar as inferências de Modus Ponens, Modus Tollens, Condicionais, disjunções, leis de Morgan, contraposição e dupla negação.
g) Aplicar as tabelas de verdade para verificar se os argumentos são válidos ou não.
h) Identificar as falácias formais de afirmação do consequente e negação do antecedente.

3. O domínio do discurso argumentativo - a procura de adesão do auditório.
a. Caracterizar os principais argumentos informais não dedutivos : Indutivos, por Analogia, de Autoridade qualificada.
b. Avaliar e identificar os argumentos no texto.
c. Construir um texto argumentativo onde possa aplicar vários tipos de argumentos.
d. Identificar as principais falácias informais: Petição de princípio, ad verecundiam, ad hominem,ad ignorantiam, bola de neve (reação em cadeia), generalização apressada, boneco de palha, falso dilema, falsa causa, falsa analogia e amostra não representativa. 

4. A rede conceptual da ação.
a. Distinguir acontecer, fazer e agir.
b. Explicar as ações básicas e não básicas.
c.  Definir, agente, consciência, motivo, intenção, deliberação e decisão.
d. Explicar que a liberdade é uma condição da ação voluntária.

C. Competências gerais:
Dominar os conhecimentos exigidos.
Compreender as várias regras e aplica-las. de forma correta.
Expor de forma clara e objetiva o pensamento.
Aplicar os conhecimentos adquiridos a novas situações.
Avaliar e identificar os argumentos e teses (conclusão) dos textos.
Justificar com razões fortes as afirmações proferidas.
Escrever corretamente.

Critérios de correção:
Apresentar os conteúdos considerados relevantes de forma completa
Apresentar esses conteúdos de forma clara, articulada e coerente;
Evidenciar uma utilização adequada da terminologia filosófica;
Evidenciar a interpretação adequada dos documentos apresentados
Evidenciar capacidade de argumentação e de crítica.

Nenhum comentário: