sábado, 31 de maio de 2025

Matriz para o 5º teste - dia 6 de junho

 


Conteúdos / Competências

 Este elemento de avaliação é composto de dois testes, cada um é avaliado de 0 a 20 valores.

Cada teste avalia competências diferentes: O primeiro TESTE avalia a competência do domínio dos conceitos: Conceptualização que vale 30% na avaliação final. O segundo teste destina-se a avaliar as competências de Problematização e Argumentação que valem 45% na avaliação final.

Primeiro Teste – Conceptualização - 10 questões de escolha múltipla e 2 questões de definição de conceitos com resposta curta. 10x15 + 2x25 Pts = Total 200 Pontos

 Segundo Teste – Problematização e Argumentação

Grupo I - 1 questão de análise lógica de texto – 40 Pontos

Grupo II - 3 questões de desenvolvimento com alíneas - Total 200Pontos

Competência transversal: Comunicação/ Correção escrita.

1. Análisar logicamente o texto filosófico.

2. Duas teorias sobre os fundamentos da moral/ética: A teoria deontológica de Kant e a teoria utilitarista de Stuart Mill.

 2.1. A teoria deontológica de Kant:
a. Agir por dever, em conformidade com o dever e contra o dever/ Distinguir e exemplificar.
b. O critério da ação moral: Agir tendo como intenção o cumprimento do dever pelo dever. Explicar porque é a intenção e não as consequências são o critério moral.
d. A lei moral e a sua forma: O imperativo categórico. Saber formular o imperativo categórico nas suas duas formulações.
e. Objeções. Avaliar a teoria deontológica.

2.2. A teoria utilitarista de S.Mill:
a. O critério da moral: A felicidade para o maior número. Saber explicar este critério.
b. A valorização das consequências da ação. Vantagens e desvantagens deste critério.
c. O que se entende por felicidade. Caracterizar o conceito.
f. Objeções. Avaliar a teoria utilitarista.

2.3. Relacionar as duas teorias éticas (quanto ao critério da ação moral, quanto às regras morais, quanto à finalidade e quanto ao fundamento)

3. Filosofia política: A teoria da justiça como equidade de Rawls.

3. 1. O que é uma sociedade justa: a noção de um libertarismo igualitário.

3.2. Compreender a noção de equidade 

3.2. Explicar a necessidade de um contrato social.

3.2. Argumentar a favor de um contrato justo entre os cidadãos: o véu da ignorância.

3,3, Expôr os princípios da justiça

3. 4. Criticar a teoria de Rawls: O corporativismo de Sandel e o o libertarismo de Nozick

3. 5. Explicitar os problemas da filosofia política,

 

ARGUMENTAÇÃO E PROBLEMATIZAÇÃO

5 Questões. (5x40=200 Pontos) 

Resposta estruturada e desenvolvimento do conteúdo. Exige conhecimento do tema e justificação das respostas dadas.  Interpretação/Análise dos argumentos e das teses de um de texto.

PROBLEMATIZAÇÃO - 

Saber formular questões/problemas. Colocar objeções a uma teoria. Avaliar criticamente uma teoria.

 

Critérios de avaliação:


1. Dominar com rigor os conhecimentos exigidos para responder às questões.
2. Utilizar os conceitos filosóficos.
3. Expor de forma clara e objetiva o pensamento.

4. Saber analisar logicamente um texto.

5. Selecionar no texto o que é necessário para responder.
6. Aplicar os conhecimentos adquiridos a novas situações.
7. Avaliar as várias teorias contrapondo argumentos.
8. Justificar com razões fortes as suas posições.
9. Escrever com correção.

 

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