terça-feira, 21 de março de 2023

Matriz do 3º Teste

 Conteúdos / Competências

 1. Os valores:


a. Juízos de facto e juízos de valores/ Distinguir, saber identificar e exemplificar. 
b. Os valores/Caracterizar os valores. Identificar vários tipos de valores.

c. Formular o problema da natureza dos juízos morais.

d. Três teorias sobre a natureza dos juízos de valor morais. Objetivismo, subjetivismo e relativismo. Teses, argumentos e objeções (contra exemplos) de cada uma destas teorias/Saber explicar cada uma das teorias. Avaliar cada uma das teorias.

 2 - A dimensão ética

a. Formular os diferentes problemas  colocados nas várias áreas da Ética: Metaética, Ética Prática e Ética Normativa.

3. Duas teorias sobre os fundamentos da moral/ética: A teoria deontológica de Kant e a teoria utilitarista de Stuart Mill.

Formular os problemas subjacentes à ética normativa deontológica e utilitarista.

 
3.1. A teoria deontológica de Kant:

a. Agir por dever, em conformidade com o dever e contra o dever/ Distinguir e exemplificar.
b. O critério da ação moral: Agir tendo como intenção o cumprimento do dever pelo dever. Explicar porque é a intenção e não as consequências são o critério moral.
c. A boa vontade. Compreender que a boa vontade é a único critério bom.
d. A lei moral e a sua forma: O imperativo categórico. Saber formular o imperativo categórico nas suas duas formulações.
e. A distinção entre imperativo categórico e hipotético. Distinguir e exemplificar.
f. A distinção entre heteronomia e autonomia da vontade. Distinguir e exemplificar.

3.2. A teoria utilitarista de S.Mill:
a. O critério da moral: A felicidade para o maior número. Saber explicar este critério.
b. A valorização das consequências da ação. Vantagens e desvantagens deste critério.
c. O que se entende por felicidade. Caracterizar o conceito.

h. Relacionar as duas teorias éticas. No aspeto do critério de moralidade e sobre o que cada uma prescreve como moralmente correto em cada uma das situações.

i. Aplicar estas teorias a situações práticas dadas.

j. Tomar uma posição crítica sobre estas questões.

l. Justificar as posições críticas.


A. Estrutura e Cotações

A prova destina-se a avaliar duas competências básicas:

a. Concetualizar

b. Argumentar/ Problematizar. 

1º TESTE - CONCETUALIZAR - Grupo I -Dez perguntas de escolha múltipla (10x15= 150 Pontos)

Grupo II - duas definições de conceitos (20+30= 200 Pontos)

2ª TESTE - ARGUMENTAR/PROBLEMATIZAR: Inclui um texto com 5 perguntas de interpretação/desenvolvimento/justificação e análise lógica.  (5x40 Pontos = 200 Pontos)


 


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