quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Matriz para o teste de 3 de Novembro

 


A. Estrutura e Cotações

A prova destina-se a avaliar duas competências básicas: Concetualizar e Argumentar/ Problematizar. 
A competência transversal é a comunicação/correção escrita.

Está dividida em dois grupos de acordo com cada competência. Cada grupo tem uma pontuação de 0 a 20 Valores.

1ª Parte - CONCETUALIZAR - Grupo I -Dez perguntas de escolha múltipla (10x15 + 20+30= 200 valores)

2ª Parte - Grupo I ARGUMENTAR/PROBLEMATIZAR: Inclui um texto com 3 perguntas de interpretação e análise lógica de um texto. Todas as perguntas implicam justificação. 80 Pontos

Grupo II - 6 ou 7 perguntas - 120 Pontos


B. Conteúdos/Competências

1.O que é a Filosofia?

1.1. Caraterizar a Filosofia como forma de saber específica.

1.2. Saber distinguir as questões filosóficas de outro tipo de questões.

1.3. Identificar as questões colocadas nas várias áreas de investigação da Filosofia.

1.3. Problematizar A "Alegoria da caverna" como metáfora da atitude do filósofo e do conhecimento(Sócrates).

1.4. Racionalidade argumentativa da Filosofia e a dimensão discursiva do trabalho filosófico. Análise lógica de um texto filosófico 

Distinguir: Tema, problema, tese, argumentos e conceitos)

1. 5. Formular proposições categóricas.

1.6. Identificar e negar proposições categóricas segundo o quadrado da oposição.

1.7. Comentar de um texto ou de uma frase.


2. Lógica

2.1. Definição dos instrumentos do pensamento

a) Definir Conceito, Proposição, Argumento, Validade, Verdade e Solidez.

c) Distinguir validade, verdade e solidez.

d) Definir argumento dedutivo e não dedutivo.


2.2. Lógica Proposicional.

a) Identificar as proposições e as conectivas proposicionais da conjunção, disjunção inclusiva e exclusiva, condicional, bicondicional e negação.

b) Saber aplicar as regras das conectivas.

b) Formalizar proposições com uma e duas conectivas recorrendo a um dicionário.

c) Traduzir da linguagem formal para linguagem natural.

d) Elaborar tabelas de verdade para proposições complexas com uma e duas conectivas.

f) Compreender o âmbito das conectivas.

e) Identificar as formas de inferência válidas Modus Ponens e Modus Tollens

f) Identificar a falácia formal da afirmação do consequente e da negação do antecedente.(10ºA).

g) Aplicar as tabelas de verdade (inspetores de circunstância) para verificar se os argumentos são válidos ou não.


C. Competências gerais:

 Definir os conceitos  principais da Lógica e da Filosofia.

Analisar logicamente um texto filosófico.

Organizar razões para defender uma determinada posição.

Compreender as várias regras das conetivas proposicionais e aplicá-las de forma correta.

Elaborar tabelas de verdade

Aplicar os conhecimentos adquiridos a novas situações.

Avaliar e identificar os argumentos.

Identificar problemas

Formular problemas



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