terça-feira, 29 de outubro de 2019

Matriz para o 1º teste


MATRIZ PARA O PRIMEIRO TESTE DE FILOSOFIA – 10ºANO – NOVEMBRO 2019 – Professora Helena Serrão
Conteúdos
Competências
Estrutura
Cotações

1. Problema: O que é a Filosofia?
1.1.Definição etimológica de Filosofia.
 1.2. As várias disciplinas/áreas da Filosofia e os problemas que tentam resolver.
1.3. História da Filosofia: 
a) A atitude socrática como característica da atitude do filósofo.
b) Os filósofos pré-socráticos e o arché.
c) A atividade filosófica: Conceptualizar, problematizar e  argumentar.
2. O discurso filosófico.
2.2. Instrumentos lógicos: Conceitos/termos; Juízos ou proposições; Raciocínios ou argumentos.
2.3. Análise lógica dos textos: Tema, problema, Tese, Argumentos e conceitos principais.
3. Introdução à Lógica:
3.1. O que é a Lógica?
3.2. Distinção entre verdade e validade lógicas.
3.3. Definição de argumento válido e sólido.
3.4. Lógica proposicional: Tipos de proposições:
a) Proposições Simples – Categóricas.  Negar proposições categóricas. A contraditória de uma proposição
1. Analisar logicamente um texto filosófico, distinguindo, tema, teses, argumentos, conceitos e   problemas.
2. Interpretar corretamente um texto filosófico.
3. Saber definir conceitos/termos, juízos/proposições e raciocínios/argumentos.
4. Compreender a natureza da Filosofia e as suas áreas de estudo.
5. Conceptualizar, problematizar e argumentar sobre um tema.
6. Identificar os temas/problemas da filosofia pré-socrática.
7. Saber distinguir e identificar proposições.
8. Definir um argumento válido e sólido.

Grupo 1
1. Análise lógica de um Texto

2 – 3 Perguntas de interpretação e compreensão de conteúdos.

3. 1 Pergunta para problematização/conceptualização/ argumentação sobre um tema

-
Grupo 1
1 -25 Pontos
2- 15 pontos
3 -20 Pontos
4 -20 pontos
5 - 20 pontos


Grupo 2
 5x10 = 50 pontos



b) Proposições Compostas/Complexas: Conjunções, Disjunções inclusivas e exclusivas, Negações, Condicionais e Bicondicionais.
c) Saber o que são e dominar as regras das conectivas proposicionais.
d) Formalizar as proposições aplicando os operadores e as letras que representam as proposições.
e) Aplicar tabelas de verdade para saber em que condições uma proposição é verdadeira ou falsa.
3.5. Inferências ou argumentos válidos. Saber identificar uma inferência:
a) Modus Ponens
b) Modus Tollens
c) Silogismo disjuntivo.
3.6. Formalizar simbolicamente os argumentos.
3.7. Determinar a sua validade recorrendo a tabelas de verdade.
3.8. Construir inferências válidas.
3.9. Argumentos Inválidos- FALÁCIAS de Tollens e Ponens:
a) Negação do antecedente
b) Afirmação do consequente.
9. Distinguir premissas e conclusão num argumento/inferência.
7. Saber construir argumentos válidos.
8. Determinar a validade de um argumento.
9. Reconhecer uma falácia. 
10. Saber aplicar operadores proposicionais e tabelas de verdade.
11. Saber formalizar em linguagem simbólica as proposições e os argumentos.

Grupo 2
10 Perguntas para indicar a verdade ou falsidade das afirmações corrigindo as afirmações falsas.  Grupo 3 
5 Perguntas de Lógica proposicional  


Grupo 3
5x10 = 50 pontos

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