sábado, 16 de março de 2019

10B - Matriz do 2º teste do 2º período


Competências gerais:
1. Interpretar um texto filosófico.
2. Dominar e compreender os conhecimentos exigidos.
3. Relacionar teorias e ideias.
4. Saber organizar um texto argumentativo.
5. Saber pensar.
6. Aplicar conceitos e teorias a situações concretas.
Competências específicas:
1. Identificar e avaliar argumentos dedutivos e não dedutivos (por analogia, autoridade e indutivos)
2. Produzir um texto -ensaio - de aplicação destes argumentos.
(O tema do ensaio estará relacionado com o filme Invictus e com o trabalho de grupo)
3. Identificar e explicar as principais falácias dedutivas e não dedutivas (petição de princípio, falso dilema, ad hominem, ad ignorantiam, generalização apressada, bola de neve, boneco de palha e autoridade não qualificada).
4. Analisar logicamente um texto.
5. Definir os conceitos de ação, acontecimento, motivo, intenção, agente, deliberação, decisão. 
6. Problematizar a distinção entre as ações voluntárias, involuntárias e mistas.
7.  Situar a origem do problema do livre-arbítrio.
8. Compreender o problema do livre-arbítrio.
9. Explicar os conceitos de determinismo e livre-arbítrio.
10. Analisar as teorias sobre o livre arbítrio: Determinismo radical, moderado e libertarismo.
11. Entender o que são valores e crtérios valorativos.
12. Identificar e criar juízos de facto e juízos de valor.

Conteúdos:
- A validade e solidez dos argumentos dedutivos.
1. O domínio do discurso argumentativo - a procura de adesão do auditório. 
a. Principais argumentos informais não dedutivos : Indutivos, por Analogia, de Autoridade qualificada.
b. Avaliação e identificação dos argumentos no texto.
c. Construção de um texto argumentativo onde possa aplicar vários tipos de argumentos.
d. Principais falácias informais: Petição de princípio, ad verecundiam, ad hominem,ad ignorantiam, bola de neve (reação em cadeia), generalização apressada, boneco de palha, falso dilema, falsa causa, falsa analogia e amostra não representativa.
2. A rede conceptual da acção.
a. Acontecimento e ação.
b. O que caracteriza a ação humana.
b. Agente, intenção, motivo, decisão e deliberação.
c. Ação voluntária, involuntária e mista.
3. Determinismo e liberdade na acção humana
a. O problema do livre-arbítrio.
b. As três respostas históricas: Grega, cristã e científica.
c. As Teorias sobre o livre-arbítrio: Determinismo radical (incompatibilismo), determinismo moderado (compatibilismo),  e libertismo.
d. As principais teses, argumentos e objeções a estas teorias.


ESTRUTURA e AVALIAÇÃO
Grupo I - 3 Questões. Resposta estruturada e desenvolvimento do conteúdo. Exige conhecimento do tema - Interpretação de texto -30 Pontos cada.
Grupo II - 10 questões de V e falso ou escolha múltipla - 50 Pontos
Grupo III - 2 Questões de resposta curta (2x15 Pontos)
Grupo IV - Dissertação/Desenvolvimento/ Ensaio sobre um tema. Exige conhecimento e organização de ideias. 30 Pontos
Competências gerais:

1. Dominar os conhecimentos exigidos.
2. Compreender as várias regras e aplica-las. de forma correta.
3. Expor de forma clara e objetiva o pensamento.
4. Aplicar os conhecimentos adquiridos a novas situações.
5. Avaliar e identificar os argumentos e teses(conclusão) dos textos.
6. Justificar com razões fortes as afirmações proferidas.
7. Escrever corretamente.

BOA SORTE E BOM ESTUDO!!


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