Foto de Henri Cartier Bresson
ANÁLISE LÓGICA DO TEXTO:
1.
Tema: Procedimentos a ter numa discussão
Problema: Que procedimentos devemos ter para que a nossa
tese seja aceite numa discussão?
Tese: Numa discussão devemos dissimular a conclusão e apresentar
as premissas com clareza.
Corpo argumentativo: Em geral, numa discussão, frente a uma
pessoa que defende o oposto, temos a tendência em virtude da nossa impaciência
de gritar a conclusão antes de qualquer argumento, antes de qualquer premissa. Esse
procedimento torna o nosso oponente rebelde a qualquer ideia que possamos
acrescentar e incapaz de aceitar o que dizemos pois nem sequer nos vai ouvir. Por
isso, devemos começar por ocultar a conclusão e expor com clareza os nossos
argumentos (premissas) assim o nosso oponente chegará por ele à conclusão que
queremos que chegue ficando com a ideia de que foi ele que retirou essa conclusão
e não nós que o guiámos.
Conceitos: Conclusão, premissas, discussão.
2. Falácia é um argumento logicamente inválido pois não satisfaz as regras de validade lógica mas que recorre
a estratégias psicológicas e emocionais para parecer válido.
3. A lógica formal investiga as condições de validade dos
argumentos dedutivos, aqueles cuja validade depende da sua forma e não do
conteúdo expresso. A validade dos argumentos estudados é formal, isto é
independente do auditório, do conteúdo ou do contexto em que argumentamos. As
regras da validade formal são universais, isto é, são iguais para todos e em
qualquer situação. Nos argumentos dedutivos dadas as premissas verdadeiras e se
o argumento seguir as regras de validade, a conclusão não pode ser falsa.
Quanto à lógica informal estuda argumentos indutivos, de
analogia e autoridade. Neste tipo de argumentos não têm uma validade formal, a
sua validade depende do conteúdo da informação que utilizamos, das provas que
temos do contexto e do auditório que os
vai ouvir e apreciar. A conclusão de um argumento informal é apenas provável e
não decorre necessariamente das premissas isto é, as premissas podem ser
verdadeiras e a conclusão, mesmo assim pode ser falsa.
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