sexta-feira, 20 de março de 2020

Mensagem de hoje

 Foto de Annie Leibovitz


Caros alunos, estamos a viver um tempo especial para descobrirmos quem somos enquanto seres éticos, inteligentes e solidários, e também enquanto humanos predadores, irresponsáveis e egoístas. A cultura, o conhecimento, o pensamento, garantem-nos um lugar melhor, uma intervenção mais acertada no mundo, não podemos ser sempre bons mas podemos ter uma boa formação. Acredito que a Filosofia pode dar um contributo importante neste aspecto. Obrigada pelos trabalhos que me enviaram, estou a ler, a corrigir e a comentar. Tenho saudades dos meus alunos mas estou a ver se aprendo umas técnicas de videoconferência para vos ver de novo.

Entretanto preciso dos tópicos, uma lista de tópicos que irão tratar nos vossos futuros ensaios (enviem-me até segunda).
De acordo com os temas posso selecionar uma lista de leituras , uma espécie de "play list" mas de pensamentos e argumentos para orientar e substanciar os vossos ensaios. Até breve.
(não vos deixo com uma citação mas com um excerto de uma obra que me marcou muito, chama-se "A nossa necessidade de consolo é impossível de satisfazer".  

Não possuo filosofia, em que possa mover-me como o peixe na água ou o pássaro no céu. Tudo em mim é um duelo, uma luta travada a cada minuto da vida entre falsas e verdadeiras formas de consolo. Umas não fazem senão aumentar a impotência e tornar-me mais fundo o desespero, outras são fonte de temporária libertação. Falsas e verdadeiras! Deveria antes dizer verdadeira, pois só existe uma consolação verdadeiramente real: a que me diz que sou um homem livre, um indivíduo inviolável, ser soberano no interior dos seus limites.
Stig Dagerman

Nenhum comentário: