sábado, 7 de dezembro de 2019

Matriz 2º teste do 1º sementre - DEZEMBRO 2019


A. Estrutura e Cotações
Grupo I - Questões de V e F ou escolha múltipla 5x15 = 75 Pontos;
Grupo II -Texto com 5 perguntas para desenvolver os conteúdos  - 5x25= 125 Pontos
(Uma das perguntas é um pequeno ensaio argumentativo; o aluno deve  construir um texto onde  coloque um diálogo entre posições acerca de um tema/problema)
As respostas têm que ser estruturadas. Evidenciar domínio dos conteúdos. Fundamentar bem as afirmações.

B. Conteúdos e competências específicas.

1. Análise lógica do texto: Identificar o tema e o problema tratado, a tese, o corpo argumentativo e os conceitos.

2. Lógica formal – Proposicional.
a) Identificar as proposições e as conectivas proposicionais de conjunção, disjunção, condicional, bicondicional e negação.
b) Traduzir para linguagem simbólica uma proposição dada.
c) Traduzir da linguagem simbólica para a natural e identificar as proposições.
d) Saber as regras lógicas da verdade das proposições e da validade dos argumentos.
e) Aplicar o quadrado da oposição para negar proposições.
f) Aplicar as inferências de Modus Ponens, Modus Tollens, Condicionais, disjunções, leis de Morgan, contraposição e dupla negação.
g) Aplicar as tabelas de verdade para verificar se os argumentos são válidos ou não.
h) Identificar as falácias formais de afirmação do consequente e negação do antecedente.
3. Lógica formal – Clássica
a. Identificar proposições simples na forma padrão
b. negar proposições simples – a contraditória de uma proposição
c. Entimemas
3. O domínio do discurso argumentativo - a procura de adesão do auditório.
a.  Distinguir argumentos dedutivos/formais de argumentos informais/não dedutivos
b. Compreender o plano da demonstração e da argumentação.
Caracterizar os principais argumentos informais não dedutivos : Indutivos, por Analogia, de Autoridade qualificada.
c. Avaliar e identificar os argumentos no texto.
d. Interpretar corretamente o conteúdo do texto.
e. Construir um texto argumentativo onde possa aplicar vários tipos de argumentos.
f. Identificar as principais falácias informais: Petição de princípio, ad verecundiam, ad hominem,ad ignorantiam, bola de neve (reação em cadeia), generalização apressada, boneco de palha, falso dilema, falsa causa, falsa analogia e amostra não representativa. 


C. Competências gerais:
Dominar os conhecimentos exigidos.
Compreender as várias regras e aplica-las de forma correta.
Expor de forma clara e objetiva o pensamento.
Interpretar um texto.
Aplicar os conhecimentos adquiridos a novas situações.
Avaliar e identificar os argumentos e teses (conclusão) dos textos.
Justificar com razões fortes as afirmações proferidas.
Realizar um texto argumentativo.
Escrever corretamente.

Critérios de correção:
Apresentar os conteúdos considerados relevantes de forma completa
Apresentar esses conteúdos de forma clara, articulada e coerente;
Evidenciar uma utilização adequada da terminologia filosófica;
Evidenciar a interpretação adequada dos documentos apresentados
Evidenciar capacidade de argumentação e de crítica.


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