segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Correção teste Novembro 2019 - 10B


Grupo I
Análise lógica do texto filosófico apresentado no teste:
Tema: A origem da Filosofia
Problema: Como surgiu a Filosofia?
Tese: As Filosofia surgiu da capacidade dos homens se surpreenderem.
Movimentação argumentativa: O Homem acha tão estranho viver que as perguntas filosóficas surgem por si mesmas. É como imaginarmos que o mundo é um gigantesco truque de magia. Um coelho tirado subitamente, por um ilusionista, de uma cartola vazia. Sabemos que o ilusionista nos enganou mas achamos o mistério surpreendente, não sabemos como foi possível, e queremos compreender o truque. Cada um de nós é um parasita minúsculo desse coelho que é o universo, os filósofos tentam trepar pelos pêlos do coelho para ver de perto o ilusionista.
Conceitos: Filosofia, truque de magia, perguntas filosóficas.
2. Para criar uma metáfora do universo misterioso que nos rodeia. Porque se trata de uma surpresa o mundo como ele é, como se fosse um truque de magia. Esta metáfora ilustra a surpresa que marca a origem da Filosofia e caracteriza a atitude do filósofo. A Filosofia nasceu da capacidade dos homens se surpreenderem. A Filosofia resulta da estranheza que experimentamos perante o mundo.
3. Os primeiros filósofos, também denominados pré-socráticos porque se situam cronologicamente antes de Sócrates, tinham como principal problema a origem do mundo  e tentavam explicar essa origem através de uma substância primordial: "arché". O "arché" era um elemento material que poderia constituir a unidade através da qual toda a diversidade do mundo poderia ter surgido. Procuravam dar uma explicação recorrendo a uma certa lei natural da matéria e não recorriam apenas a histórias míticas para explicar o mundo como faziam os seus antepassados. Recorrem ao raciocínio a partir da observação da natureza tentando encontrar um “logos” uma lei ou unidade que permita explicar racionalmente a diversidade das coisas bem como a sua transformação. Esta organização da natureza a partir de uma origem comum permite a formação de um cosmos, organizado e inteligente. Assim, ao procurar o elemento original procuravam compreender a ordem do cosmos e a matéria que todas as coisas têm em comum. Assim para Tales o "arché" era a água, para Anaximandro o "Apeiron" e para Anaxímenes o ar.
4. Pergunta em aberto. Vectores de resposta: Defender uma visão da filosofia e dar argumentos que a justifiquem.

Grupo II
1. Verdadeiro
2. Falso, é a estética
3.  falso, conclusão verdadeira.
4. verdadeiro.
5. Verdadeiro.
6. Verdadeiro.
7. Verdadeiro.
8. verdadeiro.
9. Falso, argumentação.
10. Verdadeiro.

Nenhum comentário: