quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Ficha sobre o filme "O menino Selvagem"



Ficha 4. “O menino Selvagem” François Truffaut, França, 1970
Nome:________________________/__________________________________

1ªParte.
1. Este filme conta uma história baseada em factos que ocorreram no seculo XIX. Qual é a história?
2. O que demonstra esta história?
3. Quais as limitações biológicas e psíquicas do menino selvagem? Porquê?
4. Considera que ele evoluiu com a aprendizagem? Dê exemplos.
5. Considera que ele poderá tornar-se um menino como os outros integrando-se na sociedade? Porquê?
6. Comente a seguinte frase: “Será preciso admitir que os homens não são homens fora do ambiente social, visto que aquilo que consideramos ser próprio deles, como o riso ou o sorriso, jamais ilumina o rosto das crianças isoladas.” Lucien Malson, “Les Enfants Sauvages”

2ª Parte
Por fim, podemos concluir que o Homem, lançado na Terra, sem forças físicas nem ideias inatas, tanto na selva como na mais civilizada das sociedades, será apenas aquilo que dele fizerem. Segundo Jaspers (filósofo alemão), “são as nossas aquisições, as nossas imitações e a nossa educação que nos transformam em homens do ponto de vista psíquico”. O comportamento humano é uma conquista feita em consequência do processo da sua integração no meio cultural, que varia em função da sociedade a que pertence. O que nos torna reconhecidamente humanos depende de muito mais do que a nossa herança genética e biológica: é fundamental ter em conta as dimensões social e cultural para que possamos compreender os seres humanos e a forma como se comportam. Tornamo-nos humanos através da aprendizagem de formas partilhadas e reconhecíveis de ser e de nos comportarmos. O Homem deve à cultura a capacidade de ultrapassar os seus instintos, tendo, desta forma, o poder de optar, escolher qual o caminho que considera melhor, segundo os valores em que se apoia, depois de analisar, racionalmente, a realidade. É portanto necessário “admitir que os homens não são homens fora do ambiente social” e que necessitam, mais do que os outros animais, da vivência junto da espécie.
Ainda que a liberdade seja um fator que está subjacente às ações especificamente humanas, podemos concluir, tendo em conta todo este caso, que existem de facto condicionantes da ação humana. Em primeiro lugar, o menino selvagem, não obstante viver numa floresta, não tinha as mesmas capacidades físicas de outros animais, ou seja, os fatores biológicos também afetaram as suas ações enquanto selvagem. Em segundo lugar, surgem os fatores intelectuais, pelo facto do menino não ter competências nesse sentido, o que dificultou as suas ações na sua vivência em sociedade.
1. Tendo em conta este texto diga quais as condicionantes que afetavam o comportamento de Victor.
2. O que é que o homem deve à cultura?
(Realize esta ficha numa folha de linhas e entregue depois de visionar o filme.)

Novembro de 2015 - Aula de Filosofia: Professora Helena Serrão

Nenhum comentário: