Estrutura:
10 Perguntas de escolha múltipla –
Avalia a competência de Concetualização – 10x20= 200 Pontos -20 Valores
3 Perguntas de desenvolvimento –
Avalia a competência de Argumentação – 2x70 +60 = 200 Pontos -20 valores
3 perguntas
de desenvolvimento e análise lógica de texto – Avalia a competência de
problematização – 2x70+60= 200 Pontos – 20 valores
Páginas do manual para estudar: da página 148 à 190
Os valores:
1. Analisar logicamente textos.
Saber caracterizar os valores.
2.
Taxinomia dos valores: saber identificar os
valores úteis, vitais, estéticos, éticos, cognitivos e religiosos.
3.
Compreender os conceitos de Multiculturalismo,
Etnocentrismo, Relativismo cultural
4.
Definir facto e valor.
5.
Distinguir Juízos de facto e juízos de valor.
6.
Formular juízos de facto e juízos de valor.
7.
Identificar os juízos de valor morais.
8. Caracterizar as três áreas da Ética: Metaética/Ética Normativa e Ética Prática
9.
Compreender as três teorias sobre a
natureza/origem dos juízos de valor morais.
10.
Identificar as tesses do subjetivismo, do
objetivismo e do relativismo moral.
11.
Explicar os argumentos de cada uma das teorias.
12.
Expor as objeções a cada uma das teorias.
13.
Analisar um texto identificando as suas teses e
argumentos.
14.
Ser capaz de tomar uma posição justificada acerca
desta discussão.
d
A ética normativa: A ética deontológica de Immanuel Kant
15.
Formular os problemas da ética normativa.
C Compreender o que trata a ética e a moral.
16.
Compreender o conceito de deontologia.
17.
Relacionar a ética de Kant com os conceitos de
respeito pelo dever e dignidade.
18.
Referir que o critério de moralidade da ação é a
boa vontade.
19.
Esclarecer o conceito de boa vontade.
20.
Relacionar boa vontade e vontade autónoma.
21.
Distinguir ações por dever, contra o dever e em
conformidade com o dever.
22.
Dizer qual o significado de uma ação por dever.
23.
Caracterizar o imperativo categórico e
hipotético.
24.
Formular as leis do imperativo categórico.
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