sexta-feira, 15 de maio de 2020

Matriz para a próxima aula de revisões.

Pintura, Sorolla

Chamada oral para testar algumas competências como:
a) conceptualizar
b) problematizar
c) argumentar
d) justificar
e) analisar
f) avaliar

Conteúdos:
1. Relacionar os conceitos de ética e moral
2. Distinguir o âmbito e problemas das várias áreas da ética: metaética, ética normativa e ética prática.
3. A ética deontológica e a ética utilitarista.
a) Definir o conceito de deontologia.
b) Analisar as teses da ética deontológica.
c) Expôr o critério deontológico da ação moral
d) Distinguir ações por dever, conforme ao dever e contra o dever.
e) Esclarecer  o conceito de boa vontade
f) Aplicar os conceitos de imperativo categórico e hipotético a situações.
g) Equacionar os conceitos de autonomia e heteronomia moral
h) Justificar a importância da lei moral ser absoluta e universal
i) Formular as duas expressões do imperativo categórico.
j) Escolher contra-exemplos para criticar a teoria deontológica
l) Avaliar a teoria deontológica

A ética utilitarista
a) Saber o argumento de S.Mill contra a ética deontológica de Kant
b) Problematizar o conceito de felicidade utilitarista.
c) Explicar a tese utilitarista.
d) Relacionar o utilitarismo e o hedonismo
e) Expôr o critério utilitarista da ação moral
f) Justificar a necessidade de altruísmo e imparcialidade da ação moral
g) Definir o conceito de prazer superior e inferior.
h) Colocar contra exemplos ao utilitarismo
i) Explicitar as principais objeções a esta teoria.

j) Comparar as duas teorias
l) Avaliar a comparação entre duas teorias

Nenhum comentário: