A. Estrutura e Cotações
Grupo I - Questões de V e F ou escolha múltipla 5x15 = 75
Pontos;
Grupo II -Texto com 5 perguntas para desenvolver os
conteúdos - 5x25= 125 Pontos
(Uma das perguntas é um pequeno ensaio argumentativo; o
aluno deve construir um texto onde coloque um diálogo entre posições
acerca de um tema/problema)
As respostas têm que ser estruturadas. Evidenciar domínio
dos conteúdos. Fundamentar bem as afirmações.
B. Conteúdos e competências específicas.
1. Análise lógica do texto: Identificar o tema e o
problema tratado, a tese, o corpo argumentativo e os conceitos.
2. Lógica formal – Proposicional.
a) Identificar as proposições e as conectivas proposicionais
de conjunção, disjunção, condicional, bicondicional e negação.
b) Traduzir para linguagem simbólica uma proposição dada.
c) Traduzir da linguagem simbólica para a natural e
identificar as proposições.
d) Saber as regras lógicas da verdade das proposições e da
validade dos argumentos.
e) Aplicar o quadrado da oposição para negar proposições.
f) Aplicar as inferências de Modus Ponens, Modus
Tollens, Condicionais, disjunções, leis de Morgan, contraposição e dupla
negação.
g) Aplicar as tabelas de verdade para verificar se os
argumentos são válidos ou não.
h) Identificar as falácias formais de afirmação do
consequente e negação do antecedente.
3. Lógica formal –
Clássica
a. Identificar proposições simples na forma padrão
b. negar proposições simples – a contraditória de uma
proposição
c. Entimemas
3. O domínio do discurso argumentativo - a procura de adesão do auditório.
3. O domínio do discurso argumentativo - a procura de adesão do auditório.
a. Distinguir
argumentos dedutivos/formais de argumentos informais/não dedutivos
b. Compreender o plano da demonstração e da argumentação.
Caracterizar os principais argumentos informais não
dedutivos : Indutivos, por Analogia, de Autoridade qualificada.
c. Avaliar e identificar os argumentos no texto.
d. Interpretar corretamente o conteúdo do texto.
e. Construir um texto argumentativo onde possa aplicar
vários tipos de argumentos.
f. Identificar as principais falácias informais: Petição de
princípio, ad verecundiam, ad hominem,ad ignorantiam, bola
de neve (reação em cadeia), generalização apressada, boneco de palha, falso
dilema, falsa causa, falsa analogia e amostra não representativa.
C. Competências gerais:
Dominar os conhecimentos exigidos.
Compreender as várias regras e aplica-las de forma correta.
Expor de forma clara e objetiva o pensamento.
Interpretar um texto.
Aplicar os conhecimentos adquiridos a novas situações.
Avaliar e identificar os argumentos e teses (conclusão) dos
textos.
Justificar com razões fortes as afirmações proferidas.
Realizar um texto argumentativo.
Escrever corretamente.
Critérios de correção:
Apresentar os conteúdos considerados relevantes de forma
completa
Apresentar esses conteúdos de forma clara, articulada e
coerente;
Evidenciar uma utilização adequada da terminologia
filosófica;
Evidenciar a interpretação adequada dos documentos apresentados
Evidenciar a interpretação adequada dos documentos apresentados
Evidenciar capacidade de argumentação e de crítica.
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