1. Problema: O que é a Filosofia?
1.1. A origem etimológica.
1.2. A atitude do Filósofo (exemplo Sócrates) como aquele que está entre a sabedoria e a ignorância.
1.3. A origem da Filosofia: Os filósofos pré-socráticos.
1.4. Caracterização da Filosofia pré-socrática. A questão do "arché". O espírito lógico científico. A separação dos mitos.
1.5. As propostas dos vários filósofos pré-socráticos.
1.6. A Alegoria da caverna e a condição humana.
1.7. A distinção entre os vários saberes: A Filosofia, o Senso Comum e a Ciência
1.8. As várias disciplinas/áreas da Filosofia e os problemas que tentam resolver.
1.9. Caracterização da actividade filosófica: Crítica, problematizante, argumentativa, conceptual.
2. O discurso filosófico.
2.1. Instrumentos lógicos: Conceitos/termos; Definição implícita e explícita; Extensão e compreensão
2.2. Juízos ou proposições; Definição de proposição; distinção entre frase e proposição.
2.3. Raciocínios ou argumentos.Definição de argumento; distinção entre argumentos dedutivos e indutivos.
2.4. A Lógica como ciência da validade dos raciocínios ou argumentos.
2.5. Análise lógica dos textos: Tema, problema, Tese, Argumentos e conceitos principais.
ESTRUTURA:
Grupo 1
Análise lógica de um texto - 30 Pontos
2 Perguntas de resposta breve sobre conceitos - 2x20 = 40 Pontos. Grupo 2 e 3
10 Perguntas de ESCOLHA MÚLTIPLA OU V/F - 10x5 = 50 Pontos.
Grupo 4
4 Perguntas para desenvolvimento e construção sobre os conteúdos leccionados- 4 x 20= 80 Pontos
COMPETÊNCIAS
- Saber analisar um texto.
- Saber definir um conceito.
- Explicar os temas, teses e argumentos de um texto filosófico.
- Saber fundamentar as respostas dadas.
- Adequar os conhecimentos às perguntas que são feitas.
- Saber problematizar e argumentar.
- Aplicar a teoria a situações novas.
- Exemplificar conceitos, proposições e argumentos.
- Relacionar os vários saberes.
- Sintetizar a Alegoria da Caverna
- Compreender as várias áreas da Filosofia.
Critérios gerais de Correcção:
1. Boa articulação das ideias.
2. Domínio dos conceitos e conteúdos.
3. Adequação da resposta à pergunta.
4. Clareza e correcção da exposição escrita.
5. Boa construção argumentativa.
6. Análise correta do texto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário