Conteúdos / Competências
a. Juízos de facto e juízos de valores/ Distinguir, saber identificar e
exemplificar.
b. Os valores/Caracterizar os valores. Identificar vários tipos de valores.
c. Formular o problema da natureza dos juízos morais.
d. Três teorias sobre a natureza dos juízos de valor morais. Objetivismo, subjetivismo
e relativismo. Teses, argumentos e objeções (contra exemplos) de cada uma
destas teorias/Saber explicar cada uma das teorias. Avaliar cada uma das
teorias.
a. Formular os diferentes problemas
colocados nas várias áreas da Ética: Metaética, Ética Prática e Ética
Normativa.
3. Duas teorias sobre os fundamentos da moral/ética: A teoria deontológica
de Kant e a teoria utilitarista de Stuart Mill.
Formular
os problemas subjacentes à ética normativa deontológica e utilitarista.
3.1. A teoria deontológica de Kant:
a. Agir por dever, em conformidade com o dever e contra o dever/ Distinguir e
exemplificar.
b. O critério da ação moral: Agir tendo como intenção o cumprimento do dever
pelo dever. Explicar porque é a intenção e não as consequências são o critério
moral.
c. A boa vontade. Compreender que a boa vontade é a único critério bom.
d. A lei moral e a sua forma: O imperativo categórico. Saber formular o
imperativo categórico nas suas duas formulações.
e. A distinção entre imperativo categórico e hipotético. Distinguir e
exemplificar.
f. A distinção entre heteronomia e autonomia da vontade. Distinguir e
exemplificar.
3.2. A teoria utilitarista de S.Mill:
a. O critério da moral: A felicidade para o maior número. Saber explicar este
critério.
b. A valorização das consequências da ação. Vantagens e desvantagens deste
critério.
c. O que se entende por felicidade. Caracterizar o conceito.
h. Relacionar as duas teorias éticas. No aspeto do critério de moralidade e
sobre o que cada uma prescreve como moralmente correto em cada uma das
situações.
i.
Aplicar estas teorias a situações práticas dadas.
j. Tomar
uma posição crítica sobre estas questões.
l.
Justificar as posições críticas.
A. Estrutura e Cotações
A prova destina-se a avaliar duas competências básicas:
a. Concetualizar
b. Argumentar/ Problematizar.
1º TESTE
- CONCETUALIZAR - Grupo I -Dez perguntas de escolha múltipla (10x15= 150 Pontos)
Grupo II
- duas definições de conceitos (20+30= 200 Pontos)
2ª TESTE
- ARGUMENTAR/PROBLEMATIZAR: Inclui um texto com 5 perguntas de
interpretação/desenvolvimento/justificação e análise lógica. (5x40 Pontos = 200 Pontos)
Nenhum comentário:
Postar um comentário