domingo, 24 de maio de 2020

Temas do mundo contemporâneo - Trabalho Cidadania












Tema 1.
Será legítima eticamente a exploração do fundo do mar? Confronto entre uma ética antropocêntrica e capitalista e uma ética ecocêntrica.
10A - Grupo 1, Ana Beatriz, Beatriz B, Julia, Mafalda, Madalena
10B - Vasco F, Vasco S, Tomás, Rodrigo.
TEXTOS DE REFERÊNCIA AQUI

Tema 2.
A exploração do cobalto. Será justa uma sociedade com clivagens sociais? Qual a importância dos Direitos humanos face à globalização?
10B - Manuel C, Gonçalo, Leonor S, Matilde 
 TEXTOS DE REFERÊNCIA AQUI

Tema 2 - 
O problema da justiça social. Qual o modelo de sociedade justa? Comparação entre o modelo social da China e da Islândia.
10A - Camila Simões, Inês P, Yan, Daniela, Chloé
TEXTO DE REFERÊNCIA: AQUI
 
Tema 3
Interculturalidade. Diferenciação cultural a partir de vários mitos da criação.
Comparação  entre dois mitos da criação distintos. O que os distingue o que é comum.Será que a diferenciação cultural é benéfica para o desenvolvimento humano?
10A -  Catarina L, Livia, Manuel, Diogo R, José C
10B - Tiago O, Max, Manuel N
 VER: http://www.bigmyth.com/2_eng_myths.html

Tema 4.
O terrorismo como choque violento entre duas culturas. Qual a origem do terrorismo?
10A - Inês B, Marta S, João Parreira, Tomás A
10B - Catarina, Leonor P, Constança, Margarida 
TEXTO DE REFERÊNCIA - Zizec " A violência"
Obra AQUI
Ver o Capítulo 3 Andante ma non troppo e molto cantabile “Está solta a maré escura de sangue."

Tema 5
Relativismo cultural. Não temos legitimidade para julgar práticas cruéis existentes ? Análise de algumas práticas culturais opostas.
10A - João Passos,  Gabriel, Gonçalo, Tomás M
10B - Iris, Bruno, Filipe, Oriana
VER TEXTOS DE REFERÊNCIA AQUI

Tema 6
Guerra, emigração, refugiados.Quais as políticas corretas? Análise de duas formas de tratar o problema.
10A - Margarida, Salomé,Matilde, M Inês
10B - Leonor A, Pedro J, Gabriel, Duarte
 VER TEXTO DE SINGER SOBRE REFUGIADOS AQUI

Tema 7
O problema da justiça social. Qual o modelo de sociedade justa? Comparação entre o modelo social da China e da Islândia.
10B - Madalena, Pedro C, Beatriz, Gelsane 
TEXTO DE REFERÊNCIA: AQUI

Trabalho de grupo - 4 alunos por grupo
Para defender oralmente nas aulas 
Apresentar em diapositivo
Cada grupo tem 20m para apresentar o trabalho (não pode exceder)

Entregar todos os diapositivos dos trabalhos (todos os grupos): 
3 Junho/10B - 8 Junho/10A enviar para logosferas@gmail.com

(Todas as datas têm de ser cumpridas, quem não entregar na data não pode mais realizar o trabalho. Se houver um elemento que falte, a oral far-se-á com os restantes)

Apresentação oral : 
Grupos 1, 2 -   3 de Junho 10B e 8 Junho 10A
Grupos 3, 4  -  8 de Junho 10A  e 9 Junho 10B
Grupos 5,6  - 15 Junho 10A e 16 Junho 10B
Grupo 7 - 17 Junho 10B

Estrutura:
10 a 15 diapositivos
 Introdução, desenvolvimento e conclusão (a conclusão deve introduzir uma posição pessoal e justificada sobre o problema apresentado) 

Objetivos gerais :
Investigar 
Problematizar e argumentar
Analisar documentos
Seleccionar e síntetizar informação
Ser criativo
Trabalhar com os outros

Avaliação:

Diapositivo: 10 Pontos

1. Linguagem correta 1
2. Criatividade 3
3. Boa investigação e informação com interesse3
4. Problematização e pensamento filosófico 3

Oral 10 Pontos

Cada aluno deve falar 5 minutos sem ler. Na oral os alunos têm de estar com a câmara ligada.
1. Boa assimilação da informação  3
2. Capacidade de colocar questões pertinentes 2
3. Boa articulação do discurso 2
4. Originalidade e correção nos procedimentos 3

Este trabalho contará para avaliação de três parâmetros: Trabalhos de aula/Oral/Atitudes e valores


Nenhum comentário: