Compreender a especificidade da Filosofia face a outros saberes.
Identificar
as áreas de investigação da Filosofia.
Compreender
as competências inerentes ao trabalho filosófico.
Distinguir
Filosofia e Ciência.
Distinguir
Filosofia e Senso Comum
Distinguir acontecer, fazer e agir.
Explicitar os conceitos da rede conceptual da ação humana.
Explicitar os conceitos da rede conceptual da ação humana.
Distinguir as condicionantes da ação.
Problematizar a questão da liberdade e determinismo
como dimensões da ação humana.
Analisar
logicamente um texto filosófico.
CONTEÚDOS
1. Abordagem Introdutória à Filosofia e ao filosofar
1.1
O problema da definição da Filosofia.
1.2. As áreas de investigação
da Filosofia.
1.3. A dimensão discursiva do
trabalho filosófico.
1.4. Filosofia. Ciência e
Senso Comum
2. A especificidade do agir humano
2.1. Acontecer,
fazer e agir.
2.2.Rede conceptual
da ação: agente, intenção, consciência, liberdade, responsabilidade, motivo, deliberação
e decisão.
2.3.As
condicionantes da ação humana: Físico-biológicas, psicológicas e
histórico-culturais.
3. Determinismo e liberdade na ação humana
3.1 O homem como
agente criador: a liberdade da ação.
3.2 Determinismo
versus liberdade: as várias teorias filosóficas.
ESTRUTURA
Todas
as questões são de resposta obrigatória
Grupo I
(50 PONTOS)
(pode mobilizar toda a matéria dada)
Questões
V/F , escolha múltipla ou correspondência
Grupo II
(100 PONTOS)
(Três questões
de resposta objetiva, com a possibilidade de integrar
alíneas)
Grupo III
(50 PONTOS)
Questão de análise e reflexão sobre um
Texto
CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO
Domínio dos conceitos
Domínio dos conteúdos
Expressão clara e correcta
Capacidade de aplicação dos
conhecimentos adquiridos
Capacidade de estabelecer relações
oportunas entre os conteúdos.
Objectividade e rigor.
Técnica de análise de texto
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