1ª AULA
DE APOIO 10ºAno. OS VALORES. FICHA 1
O que são
os valores? Dizemos que os valores não existem por si mesmos: necessitam de um
depositário sobre o qual descansam. Aparecem-nos, portanto como meras
qualidades desses depositários: beleza de um quadro, elegância de um vestido,
utilidade de uma ferramenta. Se observarmos o vestido, o quadro ou a
ferramenta, veremos que a qualidade valorativa é distinta das outras
qualidades.
Como responde o
texto à questão colocada?________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________
Nos
objectos mencionados há algumas qualidades que parecem essenciais para a
própria existência dos objectos, por exemplo, a extensão. Mas o valor não
confere nem agrega ser, pois a pedra existia plenamente antes de ser talhada,
antes de se transformar num bem.
Enquanto
as qualidades primárias não se podem eliminar dos objectos, bastam uns golpes
de martelo para terminar com a utilidade de um instrumento ou a beleza de uma
estátua. Antes de incorporar-se no respectivo portador ou depositário, os
valores são meras "possibilidades", isto é, não têm existência real
mas virtual.
Ver-se-á
melhor a diferença se se comparar a beleza, que é um valor, com a ideia de
beleza, que é um objecto ideal. Captamos a beleza primordialmente por via
emocional, enquanto a ideia de beleza aprende-se por via intelectual.
Qual a diferença
entre qualidades primárias e qualidades potenciais de um objecto ou acção ou
pessoa?______________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Com o fim
de distinguir os valores dos objectos ideais, afirma-se que estes são, enquanto
os valores não são mas valem.
Uma
característica fundamental dos valores é a polaridade. Enquanto as coisas são o
que são, os valores apresentam-se desdobrados num valor positivo e o
correspondente valor negativo. Assim, a beleza opõe-se à fealdade, o mal ao
bem. A polaridade implica a ruptura com a indiferença. Não há obra de arte que
seja neutra, nem pessoa que se mantenha indiferente a escutar uma sinfonia, ler
um poema ou ver um quadro.
O que
significa dizer que os valores têm
polaridade?__________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________
Aliás os
valores estão ordenados hierarquicamente, isto é, há valores inferiores e
superiores. É mais fácil afirmar a existência de uma ordem hierárquica do que
indicar qual é essa ordem e quais são os critérios para a estabelecer.
Muitos
são os axiólogos que têm enunciado uma tábua de valores, pretendendo que essa
seja a "TÁBUA", mas a crítica mostra rapidamente os erros de tais
tábuas e dos critérios usados na sua elaboração.
Além da
polaridade que outra característica é evidenciada no
texto?_____________________________________
___________________________Em
que consiste?___________________________________________________
O homem
individualmente, bem como as comunidades e os grupos culturais concretos,
manejam sempre uma tábua de valores. É certo que tais tábuas não são fixas, mas
flutuantes, e nem sempre coerentes; porém é indubitável que o nosso
comportamento frente ao próximo, aos seus actos, às suas criações estéticas
(...) é julgá-los e preferi-los de acordo com uma tábua de valores. Submeter
essas tábuas de valores, que obscuramente influem na nossa conduta e nas nossas
preferências, a um exame crítico, é a tarefa a que o homem moderno não pode
renunciar.
Frondizi,
Qué son los valores?
FINAL:
DIGA ENTÃO O QUE SÃO OS VALORES._______________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Acrescente
a cada substantivo/nome um outro adjectivo que corresponda a um possível valor
que lhe confere. Estabelecendo juízos de valor. 1. A Praia é_____________; A
televisão é______________; O facebook é____________; A religião cristã
_____________; A Política______________; A Escola____________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário