A. Estrutura e Critérios de Avaliação
Grupo I - Questões de V e F ou escolha múltipla 5x10 = 50 Pontos;
Grupo II – Cinco questões de resposta curta. 5x10 pontos = = 50
Pontos
Grupo III -Texto com 3 perguntas- 2x35+ 30 pontos =100 Pontos;
(Uma das perguntas é um pequeno ensaio argumentativo; o aluno
deve construir um texto onde coloque um diálogo entre posições e uma
reflexão sobre elas.
As respostas têm que ser estruturadas. Evidenciar domínio dos conteúdos. Fundamentar bem as afirmações.)
As respostas têm que ser estruturadas. Evidenciar domínio dos conteúdos. Fundamentar bem as afirmações.)
B. Conteúdos e competências específicas.
1. Análise lógica do texto: Identificar o tema e o problema
tratado, a tese, o corpo argumentativo e os conceitos.
2. Lógica formal – Proposicional.
a) Identificar as proposições e as conectivas proposicionais de
conjunção, disjunção, condicional, bicondicional e negação.
b) Traduzir para linguagem simbólica uma proposição dada.
c) Traduzir da linguagem simbólica para a natural e identificar as
proposições.
d) Saber as regras lógicas da verdade das proposições e da
validade dos argumentos.
e) Aplicar o quadrado da oposição para negar proposições.
f) Aplicar as inferências de Modus
Ponens, Modus Tollens,
Condicionais, disjunções, leis de Morgan, contraposição e dupla negação.
g) Aplicar as tabelas de verdade para verificar se os argumentos
são válidos ou não.
h) Identificar as falácias formais de afirmação do consequente e
negação do antecedente.
3. O domínio do discurso argumentativo - a procura de adesão do auditório.
a. Caracterizar os principais argumentos informais não dedutivos :
Indutivos, por Analogia, de Autoridade qualificada.
b. Avaliar e identificar os argumentos no texto.
c. Construir um texto argumentativo onde possa aplicar vários
tipos de argumentos.
d. Identificar as principais falácias informais: Petição de
princípio, ad verecundiam, ad hominem,ad ignorantiam, bola de neve (reação em cadeia), generalização
apressada, boneco de palha, falso dilema, falsa causa, falsa analogia e amostra
não representativa.
4. A rede conceptual da ação.
a. Distinguir acontecer, fazer e agir.
b. Explicar as ações básicas e não básicas.
c. Definir, agente, consciência, motivo, intenção,
deliberação e decisão.
d. Explicar que a liberdade é uma condição da ação voluntária.
C. Competências gerais:
Dominar os conhecimentos exigidos.
Compreender as várias regras e aplica-las. de forma correta.
Expor de forma clara e objetiva o pensamento.
Aplicar os conhecimentos adquiridos a novas situações.
Avaliar e identificar os argumentos e teses (conclusão) dos
textos.
Justificar com razões fortes as afirmações proferidas.
Escrever corretamente.
Critérios de correção:
Apresentar os conteúdos considerados relevantes de forma completa
Apresentar esses conteúdos de forma clara, articulada e coerente;
Evidenciar uma utilização adequada da terminologia filosófica;
Evidenciar a interpretação adequada dos documentos apresentados
Evidenciar a interpretação adequada dos documentos apresentados
Evidenciar capacidade de argumentação e de crítica.
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