quinta-feira, 16 de maio de 2024

Matriz para o 4º teste de 10ºAno - maio 2024




Conteúdos / Competências


2. Duas teorias sobre os fundamentos da moral/ética: A teoria deontológica de Kant e a teoria utilitarista de Stuart Mill.
 
2.1. A teoria deontológica de Kant:
a. Agir por dever, em conformidade com o dever e contra o dever/ Distinguir e exemplificar.
b. O critério da ação moral: Agir tendo como intenção o cumprimento do dever pelo dever. Explicar porque é a intenção e não as consequências são o critério moral.
c. A boa vontade. Caracterizar a boa vontade é a único critério bom.
d. A lei moral e a sua forma: O imperativo categórico. Saber formular o imperativo categórico nas suas duas formulações.
e. A distinção entre imperativo categórico e hipotético. Distinguir e exemplificar.
f. A distinção entre heteronomia e autonomia da vontade. Distinguir e exemplificar.
g. Objeções. Avaliar a teoria deontológica.

2.2. A teoria utilitarista de S.Mill:
a. O critério da moral: A felicidade para o maior número. Saber explicar este critério.
b. A valorização das consequências da ação. Vantagens e desvantagens deste critério.
c. O que se entende por felicidade. Caracterizar o conceito.
f. Objeções. Avaliar a teoria utilitarista.
g. A distinção dos prazeres. Justificar porque é que a teoria de Mill é um hedonismo sofisticado.

2.3. Relacionar as duas teorias éticas (quanto ao critério da ação moral, quanto às regras morais, quanto à finalidade e quanto ao fundamento)
 
3. A Filosofia política
a) As questões da filosofia política. Enunciar as questões da Filosofia política.

3.1 A Teoria da justiça de Rawls
a)  Fundamentar a posição de Rawls como igualitarista e libertária.
b) Fundamentar a necessidade do Contrato Socil para escolher os princípios da justiça.
c) Definir os conceitos de "maximin", "Contrato social", "justiça distributiva", "Véu da ignorância", equidade.
d) Caracterizar a situação do "vèu da ignorância"
e) Demonstrar a importância da experiência imaginária " Véu da Ignorância" para a escolha dos princípios da justiça.
f) Interpretar a regra "maximin"
g) Formular e explicar os princípios da justiça. Liberdade igual, Igualdade de Oportunidades Princípio da diferença.
h) Aplicar os princípios da justiça a situações concretas.
i) Expôr os argumentos de Nozick e Sandel contra a teoria de Rawls.


ESTRUTURA e AVALIAÇÃO
Grupo I - CONCETUALIZAÇÃO - 10 questões de escolha múltipla (10x15=150 Pontos)
Grupo II - Duas questões de definição de conceitos (2x25 Pontos= 50 Pontos)

ARGUMENTAÇÃO E PROBLEMATIZAÇÃO
5 Questões. (5x40=200 Pontos) 
Resposta estruturada e desenvolvimento do conteúdo. Exige conhecimento do tema e justificação das respostas dadas.  Interpretação/Análise dos argumentos e das teses de um de texto.
PROBLEMATIZAÇÃO - 
Saber formular questões/problemas. Colocar objeções a uma teoria. Avaliar criticamente uma teoria.
 
Critérios de avaliação:

1. Dominar com rigor os conhecimentos exigidos para responder às questões.
2. Utilizar os conceitos filosóficos.
3. Expor de forma clara e objetiva o pensamento.
4. Saber analisar logicamente um texto.
5. Selecionar no texto o que é necessário para responder.
6. Aplicar os conhecimentos adquiridos a novas situações.
7. Avaliar as várias teorias contrapondo argumentos.
8. Justificar com razões fortes as suas posições.
9. Escrever com correção.




BOM ESTUDO!!

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