Conteúdos/Competências:
1 – O problema
da natureza dos valores morais:
1.1. Distinção
juízo de facto/juízo de valor.
1.2.
Exemplificação de juízos de facto e juízos de valor.
1.3.
Identificação de juízos de facto e juízos de valor.
1.4. Formulação
do problema da natureza dos juízos morais.
1.5. Explicação
das teses das principais teorias sobre os juízos morais; Subjetivismo,
relativismo e objetivismo.
1.6.
Explicitação dos principais argumentos de cada uma destas teorias.
1.7.
Apresentação das principais críticas/objeções a estas teorias.
1.8. Avaliação
dos argumentos e objeções destas teorias e tomada de posição fundamentada.
1.9.
Enunciação dos problemas da ética prática, normativa e metaética.
2. O problema do fundamento da ação moral:
2.1. A teoria deontológica de Kant:
2.2. Distinguir ações por dever, conforme ao dever e contra o dever
2.3. Explicar o critério deontológico da ação moral; agir tendo como
intenção o cumprimento do dever pelo dever.
2.4. Justificar porque é que não são as consequências, mas sim a intenção
que contam para a avaliação da ação moral.
2.5. Esclarecer o conceito de “boa vontade”.
2.6. Relacionar o imperativo categórico com a lei moral.
2.7. Apresentar o imperativo categórico nas suas duas formulações.
2.8. Distinguir o imperativo categórico e o imperativo hipotético.
2.9. Aplicar a formulação das máximas universalizáveis a várias situações.
2.10. Relacionar a heteronomia e a autonomia da vontade.
2.11. Avaliar a teoria deontológica a partir das suas críticas.
Estrutura
da prova:
Primeira
parte- Avalia a competência de conceptualização.
Grupo 1:
10 questões de escolha múltipla (10x15=150 Pontos)
Grupo 2: Duas questões de definição de conceitos (2x25 Pontos= 50 Pontos)
Total –
200 Pontos
5
Questões. (5x40=200 Pontos)
ARGUMENTAÇÃO
–
Resposta
estruturada e desenvolvimento do conteúdo. Exige conhecimento do tema e
justificação das respostas dadas. Exposição de razões.
Interpretação/Análise
dos argumentos e das teses de um de texto.
PROBLEMATIZAÇÃO
-
Saber
formular questões/problemas. Colocar objeções a uma teoria. Avaliar
criticamente uma teoria.
Competências
gerais:
1.
Dominar com rigor os conhecimentos exigidos para responder às questões.
2. Utilizar os conceitos filosóficos.
3. Expor de forma clara e objetiva o pensamento.
4. Saber analisar logicamente um texto.
5.
Selecionar no texto o que é necessário para responder.
6. Aplicar os conhecimentos adquiridos a novas situações.
7. Avaliar as várias teorias contrapondo argumentos.
8. Justificar com razões fortes as suas posições.
9. Escrever com correção.
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