“Considerai bem a razão por
que digo isso: estou para demonstra-vos de onde nasceu a calúnia. Em verdade,
ouvindo isso, pensei: que queria dizer o Deus e qual é o sentido de suas
palavras obscuras? Sei bem que não sou sábio, nem muito nem pouco: o que quer dizer,
pois, afirmando que sou o mais sábio? Certo não mente, não é possível. E fiquei
por muito tempo em dúvida sobre o que pudesse dizer; depois de grande fadiga
resolvi buscar a significação do seguinte modo: Fui a um daqueles detentores da
sabedoria, com a intenção de refutar, por meio dele, sem dúvida, o Oráculo, e,
com tais provas, opor- lhe a minha resposta: Este é mais sábio que eu, enquanto
tu dizias que eu sou o mais sábio. Examinando esse tal – não importa o nome,
mas era, cidadãos atenienses, um dos políticos, este de quem eu experimentava
essa impressão – e falando com ele, afigurou-se-me que esse homem parecia sábio
a muitos outros e principalmente a si mesmo, mas não era sábio. Procurei
demonstrar-lhe que ele parecia sábio sem o ser. Daí me veio o ódio dele e de
muitos dos presentes. PREMISSAS-Então,
pus- me a considerar, de mim para mim, que eu sou mais sábio do que esse homem,
pois que, ao contrário, nenhum de nós sabe nada de belo e bom, mas aquele homem
acredita saber alguma coisa, sem sabê-la, enquanto eu, como não sei nada,
também estou certo de não saber. CONCLUSÃOParece, pois, que eu seja mais sábio do
que ele, nisso ainda que seja pouca coisa: não acredito saber aquilo que não
sei. Depois desse, fui a outro daqueles que possuem ainda mais sabedoria que esse,
e me pareceu que todos são a mesma coisa. Daí veio o ódio também deste e de
muitos outros.
Platão, Apologia de Sócrates
TEMA: DEFESA DE SÓCRATES
OU O QUE É SER SÁBIO
PROBLEMA: O QUE É SER SÁBIO?
TESE-conclusão do argumento
SER SÁBIO É SABER QUE NADA SE SABE
VERDADEIRAMENTE
ou
NÃO ACREDITAR SABER O QUE NÃO
SE SABE
ARGUMENTO PREMISSAS
Então, pus- me a considerar, de mim para mim, que eu sou mais sábio do
que esse homem, pois que, ao contrário, nenhum de nós sabe nada de belo e bom,
mas aquele homem acredita saber alguma coisa, sem sabê-la, enquanto eu, como
não sei nada, também estou certo de não saber. Parece, pois, que eu seja mais
sábio do que ele, nisso ainda que seja pouca coisa: não acredito saber aquilo
que não sei.
Conceitos: Sabedoria, Sábio,
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