A. Estrutura e Cotações
A prova destina-se a avaliar três competências básicas: Concetualizar, Argumentar e Problematizar.
A competência transversal é a comunicação/correção escrita.
Está dividida em três grupos de acordo com cada competência. Cada grupo tem uma pontuação de 0 a 20 Valores.
Grupo I - Concetualizar: Dez perguntas de escolha múltipla (10x2= 20 valores)
Grupo II - Argumentar: Inclui um texto com 4 perguntas de interpretação e análise de texto. Todas as perguntas implicam justificação/argumentação (4x50 Pontos; Total 200 Pontos)
Grupo III - Problematizar: Inclui 3 perguntas com alíneas. (1,2 - 70 Pontos cada; 3 - 60 Pontos divididos por três alíneas; Total 200 Pontos)
Conteúdos e competências
1. Lógica Formal
a. Identificar as formas de inferência válidas e as falácias formais: Modus Ponens, falácia da afirmação do consequente, Modus Tollens, falácia da negação do antecedente, contraposição, silogismo disjuntivo, Leis de De Morgan (negação da conjunção e negação da disjunção), silogismo hipotético e dupla negação.
b. Aplicar as tabelas de verdade para verificar se os argumentos são válidos ou não.
2. Lógica Informal
a. Identificar os diferentes tipos de argumentos não dedutivos: argumentos indutivos (generalização e previsão), argumentos por analogia e argumentos de autoridade.
b. Aplicar as regras de validade dos diferentes argumentos de forma a verificar se os diferentes argumentos são fortes ou fracos.
c. Identificar as respetivas falácias dos argumentos não dedutivos: falácia da generalização apressada, falácia da amostra não representativa, falácia da falsa analogia, a falácia do apelo à autoridade.
d. Identificar as restantes falácias informais: Ad Populum (apelo à opinião popular), Ad Hominem (ataque pessoal), Petição de Princípio, Falso Dilema, Derrapagem, Falsa Relação Causal, Boneco de Palha e Apelo à Ignorância.
3. A Rede Concetual da Ação
a. Distinguir os acontecimentos da natureza e as atividades humanas (acontecimentos que estão ligados à manutenção da componente biológica do ser humano). Identificar as atividades humanos como atos reflexos e atos acidentais.
b. Perceber que nem tudo o que o ser humano faz pode ser considerado como ações humanas: apenas aquilo que fazemos de forma consciente e voluntária pode ser considerado uma ação humana, pois parte da vontade e podemos atribuir uma responsabilidade ao agente da ação.
c. Estabelecer uma rede concetual da ação: agente, consciência, intenção, motivo, finalidade, deliberação e decisão.
d. Explicar as teses das duas teorias que definem a ação: causalista e volitiva.
4. Determinismo e Liberdade na Ação Humana
a. Distinguir os diferentes tipos de condicionantes da ação humana: condicionantes físico-biológicas e histórico-culturais.
b. Esclarecer os conceitos de determinismo e de livre-arbítrio.
c. Compreender o problema do livre-arbítrio.
d. Fundamentar uma posição pessoal sobre a questão de sermos livres ou não.
e. Distinguir as teorias compatibilistas (há compatibilidade entre determinismo e livre-arbítrio) das teorias incompatibilistas (não há compatibilidade entre determinismo e livre-arbítrio).
f. Dominar os diferentes argumentos de cada uma das teorias sobre o livre-arbítrio: Determinismo radical e libertismo e as objeções a cada uma delas.
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