MATRIZ PARA O PRIMEIRO TESTE DE FILOSOFIA –
10ºANO – NOVEMBRO 2019 – Professora Helena Serrão
|
|||
Conteúdos
|
Competências
|
Estrutura
|
Cotações
|
1.
Problema: O que é a Filosofia?
1.1.Definição
etimológica de Filosofia.
1.2.
As várias disciplinas/áreas da Filosofia e os problemas que tentam resolver.
1.3.
História da Filosofia:
a) A
atitude socrática como característica da atitude do filósofo.
b) Os
filósofos pré-socráticos e o arché.
c) A
atividade filosófica: Conceptualizar, problematizar e argumentar.
2. O
discurso filosófico.
2.2.
Instrumentos lógicos: Conceitos/termos; Juízos ou proposições; Raciocínios ou
argumentos.
2.3.
Análise lógica dos textos: Tema, problema, Tese, Argumentos e conceitos
principais.
3.
Introdução à Lógica:
3.1. O que
é a Lógica?
3.2.
Distinção entre verdade e validade lógicas.
3.3.
Definição de argumento válido e sólido.
3.4.
Lógica proposicional: Tipos de proposições:
a)
Proposições Simples – Categóricas. Negar proposições categóricas. A contraditória
de uma proposição
|
1.
Analisar logicamente um texto filosófico, distinguindo, tema, teses,
argumentos, conceitos e problemas.
2.
Interpretar corretamente um texto filosófico.
3. Saber
definir conceitos/termos, juízos/proposições e raciocínios/argumentos.
4.
Compreender a natureza da Filosofia e as suas áreas de estudo.
5.
Conceptualizar, problematizar e argumentar sobre um tema.
6.
Identificar os temas/problemas da filosofia pré-socrática.
7. Saber
distinguir e identificar proposições.
8. Definir
um argumento válido e sólido.
|
Grupo 1
1. Análise
lógica de um Texto
2 – 3 Perguntas
de interpretação e compreensão de conteúdos.
3. 1 Pergunta
para problematização/conceptualização/ argumentação sobre um tema
-
|
Grupo 1
1 -25 Pontos
2- 15 pontos
3 -20 Pontos
4 -20 pontos
5 - 20 pontos
Grupo 2
5x10 = 50 pontos
|
b)
Proposições Compostas/Complexas: Conjunções, Disjunções inclusivas e
exclusivas, Negações, Condicionais e Bicondicionais.
c) Saber o
que são e dominar as regras das conectivas proposicionais.
d)
Formalizar as proposições aplicando os operadores e as letras que representam
as proposições.
e) Aplicar
tabelas de verdade para saber em que condições uma proposição é verdadeira ou
falsa.
3.5.
Inferências ou argumentos válidos. Saber identificar uma inferência:
a) Modus
Ponens
b) Modus
Tollens
c)
Silogismo disjuntivo.
3.6.
Formalizar simbolicamente os argumentos.
3.7.
Determinar a sua validade recorrendo a tabelas de verdade.
3.8.
Construir inferências válidas.
3.9.
Argumentos Inválidos- FALÁCIAS de Tollens e Ponens:
a) Negação
do antecedente
b)
Afirmação do consequente.
|
9. Distinguir
premissas e conclusão num argumento/inferência.
7. Saber
construir argumentos válidos.
8.
Determinar a validade de um argumento.
9.
Reconhecer uma falácia.
10. Saber
aplicar operadores proposicionais e tabelas de verdade.
11. Saber
formalizar em linguagem simbólica as proposições e os argumentos.
|
Grupo 2
10 Perguntas para
indicar a verdade ou falsidade das afirmações corrigindo as afirmações
falsas. Grupo 3
5 Perguntas de
Lógica proposicional
|
Grupo 3
5x10 = 50 pontos
|
terça-feira, 29 de outubro de 2019
Matriz para o 1º teste
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário