Competências gerais:
1. Interpretar um texto filosófico.
2. Dominar e compreender os conhecimentos exigidos.
3. Relacionar teorias e ideias.
4. Saber organizar um texto argumentativo.
5. Aplicar conceitos e teorias a situações concretas.
6. Expôr com clareza e correção.
Competências específicas:
1. Identificar e avaliar argumentos dedutivos e não dedutivos (por analogia, autoridade e indutivos)
2. Produzir um texto -ensaio - de aplicação destes argumentos ao problema do livre-arbítrio.
3. Identificar e explicar as principais falácias dedutivas e não dedutivas (petição de princípio, falso dilema, ad hominem, ad ignorantiam, generalização apressada, bola de neve, boneco de palha e autoridade não qualificada).
4. Analisar logicamente um texto.
5. Definir os conceitos de ação, acontecimento, motivo, intenção, agente, deliberação, decisão.
6. Problematizar a distinção entre as ações voluntárias, involuntárias e mistas.
8. Compreender o problema do livre-arbítrio.
9. Explicar os conceitos de determinismo e livre-arbítrio.
10. Analisar as teorias sobre o livre arbítrio: Determinismo radical, moderado e libertarismo.
11. Entender o que são valores e critérios valorativos.
12. Identificar e criar juízos de facto e juízos de valor.
13. Caracterizar os valores.
14. Identificar as teses das teorias subjetivista, objetivista e relativista sobre a natureza dos juízos de valor morais.
15. Elaborar um comentário crítico (argumentar) sobre uma destas teses.
16. Avaliação e identificação dos argumentos no texto.
Conteúdos:3. Relacionar teorias e ideias.
4. Saber organizar um texto argumentativo.
5. Aplicar conceitos e teorias a situações concretas.
6. Expôr com clareza e correção.
Competências específicas:
1. Identificar e avaliar argumentos dedutivos e não dedutivos (por analogia, autoridade e indutivos)
2. Produzir um texto -ensaio - de aplicação destes argumentos ao problema do livre-arbítrio.
3. Identificar e explicar as principais falácias dedutivas e não dedutivas (petição de princípio, falso dilema, ad hominem, ad ignorantiam, generalização apressada, bola de neve, boneco de palha e autoridade não qualificada).
4. Analisar logicamente um texto.
5. Definir os conceitos de ação, acontecimento, motivo, intenção, agente, deliberação, decisão.
6. Problematizar a distinção entre as ações voluntárias, involuntárias e mistas.
8. Compreender o problema do livre-arbítrio.
9. Explicar os conceitos de determinismo e livre-arbítrio.
10. Analisar as teorias sobre o livre arbítrio: Determinismo radical, moderado e libertarismo.
11. Entender o que são valores e critérios valorativos.
12. Identificar e criar juízos de facto e juízos de valor.
13. Caracterizar os valores.
14. Identificar as teses das teorias subjetivista, objetivista e relativista sobre a natureza dos juízos de valor morais.
15. Elaborar um comentário crítico (argumentar) sobre uma destas teses.
16. Avaliação e identificação dos argumentos no texto.
- A validade e solidez dos argumentos dedutivos.
1. O domínio do
discurso argumentativo - a procura de adesão do auditório.
a. Principais argumentos informais não dedutivos : Indutivos, por Analogia, de Autoridade qualificada.
b. Principais falácias informais: Petição de princípio, ad verecundiam, ad hominem,ad ignorantiam, bola de neve (reação em cadeia), generalização apressada, boneco de palha, falso dilema, falsa causa, falsa analogia e amostra não representativa.
2. A rede conceptual da acção.a. Principais argumentos informais não dedutivos : Indutivos, por Analogia, de Autoridade qualificada.
b. Principais falácias informais: Petição de princípio, ad verecundiam, ad hominem,ad ignorantiam, bola de neve (reação em cadeia), generalização apressada, boneco de palha, falso dilema, falsa causa, falsa analogia e amostra não representativa.
a. Acontecimento e ação.
b. O que caracteriza a ação humana.
b. Agente, intenção, motivo, decisão e deliberação.
c. Ação voluntária, involuntária e mista.
3.
Determinismo e liberdade na acção humanab. Agente, intenção, motivo, decisão e deliberação.
c. Ação voluntária, involuntária e mista.
a. O problema do livre-arbítrio.
b. As Teorias sobre o livre-arbítrio: Determinismo radical (incompatibilismo), determinismo moderado (compatibilismo), e libertismo.
c. As principais teses, argumentos e objeções a estas teorias.
4. Valores.
a. Definição e caraterização dos valores.
b. Tipos de valores.
c. Juízos de facto e de valor.
d. Teorias sobre a natureza dos juízos de valor morais; subjetivismo, objetivismo e relativismo moral.
ESTRUTURA
e AVALIAÇÃO
Grupo I - (4x25 + 20 = 120 Pontos )- 5 Questões. Resposta estruturada e desenvolvimento do conteúdo e dos conceitos apresentados. Exige conhecimento do tema e a sua fundamentação. Análise lógica do texto.
Grupo II - (10x5 = 50 Pontos) 10 questões de V e falso ou escolha múltipla.
Grupo III - (30 Pontos)- Dissertação/Desenvolvimento/ Ensaio sobre um tema. Exige conhecimento e organização de ideias. Argumentação. Contraposição de possibilidades. Objeções.
Critérios de avaliação:
Grupo I - (4x25 + 20 = 120 Pontos )- 5 Questões. Resposta estruturada e desenvolvimento do conteúdo e dos conceitos apresentados. Exige conhecimento do tema e a sua fundamentação. Análise lógica do texto.
Grupo II - (10x5 = 50 Pontos) 10 questões de V e falso ou escolha múltipla.
Grupo III - (30 Pontos)- Dissertação/Desenvolvimento/ Ensaio sobre um tema. Exige conhecimento e organização de ideias. Argumentação. Contraposição de possibilidades. Objeções.
1. Dominar os conhecimentos exigidos.
2. Compreender as várias regras e aplica-las. de forma correta.
3. Expor de forma clara e objetiva o pensamento.
4. Aplicar os conhecimentos adquiridos a novas situações.
5. Avaliar e identificar os argumentos e teses(conclusão) dos textos.
6. Justificar com razões fortes as afirmações proferidas.
7. Escrever corretamente.
2. Compreender as várias regras e aplica-las. de forma correta.
3. Expor de forma clara e objetiva o pensamento.
4. Aplicar os conhecimentos adquiridos a novas situações.
5. Avaliar e identificar os argumentos e teses(conclusão) dos textos.
6. Justificar com razões fortes as afirmações proferidas.
7. Escrever corretamente.
BOA SORTE E BOM
ESTUDO!!
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