terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Texto para resumo Gonçalo 10B e Catarina Lopes 10A


A retórica é a arte da influência, da amizade e da eloquência, da inteligência pronta e da lógica irrefutável. E aproveita a mais poderosa das forças sociais, o argumento.

 Jay Heinrichs

A retórica, ou a arte da persuasão, é praticada desde os tempos antigos e continua sendo uma ferramenta essencial para convencer os outros até hoje. É uma habilidade praticada por políticos, empresários, anunciantes, educadores e estudantes. Às vezes, os dispositivos retóricos são usados ​​por pessoas que nem percebem que os estão usando, e muitas vezes as pessoas não percebem quando estão sendo expostas a esses dispositivos.
Como parte de outras pessoas ou público, é ótimo identificar a retórica e os dispositivos retóricos usados ​​para convencer. Estamos aqui para ajudá-lo a explorar o tópico da retórica para você explorar.

Alguém disse antigo?

 Olá, sou Aristóteles. Na minha época, a retórica era a arte de descobrir todos os meios disponíveis de persuasão, e sublinhei fortemente o aspeto lógico deste processo. Eu defendi  três tipos de provas retóricas: ethos, pathos e logos
Através do logos (lógica), pode-se usar o raciocínio indutivo ou dedutivo. Se usarmos o raciocínio indutivo, a nossa conclusão pode ou não ser factual.

Por exemplo, se ferimos o joelho e compramos tintura de iodo na farmácia e isso ajuda muito, quando o nosso irmão fere o pulso aplicamos a mesma receita. Como outro exemplo, Long Island pode ter um clima semelhante às regiões da Califórnia que cultivam uvas vermelhas, além de apresentar amostras de solo semelhantes. Podemos usar o raciocínio indutivo para recomendar o cultivo de uvas vermelhas em Long Island no verão.

O raciocínio dedutivo começa com declarações gerais de fato para construir um argumento. Todos os gatos são felinos. Kira é um gato. Portanto, Kira é um felino.


O Ethos, ou apelo ético, é baseado na sua credibilidade e caráter. Pode ter sucesso referenciando as suas áreas de especialização diretamente, embora com modéstia. Seja creditado em fontes confiáveis. Não deturpe o lado oposto (por um boneco de palha ou por outros meios); Em vez disso, represente o outro  lado com precisão.
 
Pathos é um apelo à emoção; pode usar uma história ou exemplo que realmente seja útil para apoiar seu argumento e torne seu argumento mais memorável. De acordo com Jennifer Aaker, professora de marketing da Stanford Graduate School of Business, as histórias são lembradas até 22 vezes mais que os fatos. Os ouvintes passam pela história e sentem-se de maneira diferente, e isso pode resultar em persuasão e ação

Texto original AQUI

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