quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Correção da ficha 1 sobre os argumentos indutivos, de analogia e de autoridade qualificada.




1. Não. Havendo uma grande probabilidade de o próximo ganso ser branco, todavia não podemos saber que é branco, porque não sabemos qual o universo total dos gansos. Se o universo total dos gansos existentes for aproximadamente de 1 milhão então poderemos ter uma previsão com alto grau de probabilidade e teremos por consequência um argumento indutivo forte. Mas se o universo dos gansos for muito superior a 1 milhão, dado que só observámos 1 milhão, a conclusão é mais fraca e também a probabilidade do próximo ganso ser branco é mais fraca..

2.Trata-se de um argumento indutivo, isto é, a partir de um certo número de observações tentamos encontrar um padrão que seja comum a todos os casos singulares observados e depois concluímos que esse mesmo padrão é válido para todos os casos não observados. Fazemos pois uma generalização. Nos argumentos dedutivos nunca podemos ter a certeza da verdade da conclusão permanecendo sempre como uma probabilidade da qual podemos fazer posteriormente uma previsão.

3. Trata-se de um argumento por analogia em que fazemos uma comparação entre dois elementos diferentes que têm algo semelhante , neste caso são ambos dotados de movimento . O fundamento lógico deste argumento é que a semelhança entre o corpo e uma máquina é relevante para o que queremos concluir, que ambos precisam de alimento, pois todos os corpos dotados de movimento gastam energia, logo necessitam de a repor através de qualquer forma de alimento.

4.Exemplo de um argumento por analogia: As mulheres são com os homens se os homens têm direito de votar as mulheres também têm esse direito.  As semelhanças entre os dois têm que ser relevantes para o tópico que queremos concluir. Neste caso tanto mulheres como homens como mulheres são dotados de capacidade de discernimento e autonomia, logo ambos têm direito de votar. Há também numerosas semelhanças entre homens e mulheres. Há uma diferença (o sexo) mas ela não é relevante para o direito ao voto.

5. A conclusão é que as autoridades não protegem os povos indígenas dos conflitos pela posse de terra. É um argumento de autoridade qualificada e é um bom argumento pois a fonte é citada e a organização (Amnistia Internacional) é bem documentada, aceite pelos seus pares e no caso de não haver dados de outras organizações que possam ser contrários, podemos confiar na conclusão.

Nenhum comentário: