quinta-feira, 16 de maio de 2019

Matriz para o 5º teste de 10ºAno -Maio 2018




1. Os valores:
a. O que são os valores.
b. Taxinomia dos valores (tábua sobre o tipo de valores)
c. Os critérios valorativos e os conflitos de valores.
d. Juízos de facto e juízos de valores
e. Duas teorias sobre os valores. Objetivismo e subjetivismo. Teses, argumentos e objeções (contra exemplos) de cada uma destas teorias.

2. Valores e cultura.
a. Os valores são relativos? O Relativismo cultural e moral.
b. Teses e argumentos a favor e contra.

3 - A dimensão ética
a. Esclarecer o significado e a utilidade da ÉTICA.
b. Caracterizar as várias áreas da Ética: METAÉTICA, ÉTICA NORMATIVA E ÉTICA PRÁTICA.
c. As razões para ser moral/ético.Altruísmo/Egoísmo/ Razão/Deus
d. Imparcialidade e reciprocidade como princípios fundamentais da ética.
e. O egoísmo ético, Tese e objeções. 


4. Duas teorias sobre os fundamentos e razões da moral/ética: A teoria deontológica de Kant e a teoria utilitarista de Stuart Mill.
4.1. A teoria deontológica de Kant:
a. Agir por dever, em conformidade com o dever e contra o dever
b. O critério da ação moral: Agir tendo como intenção o cumprimento do dever pelo dever.
c. A boa vontade.
d. A lei moral e a sua forma: O imperativo categórico.
e. A distinção entre imperativo categórico e hipotético.
f. A distinção entre heteronomia e autonomia da vontade.
g. Objeções.

4.2. A teoria utilitarista de S.Mill:
a. O critério da moral: A felicidade para o maior número.
b. A valorização das consequências da ação.
c. O que se entende por felicidade.
d. Os prazeres superiores e inferiores.
e. O altruísmo e a imparcialidade da ação moral
f. Objeções.

ESTRUTURA e AVALIAÇÃO
Grupo I - 10 questões de V e falso ou escolha múltipla - 50 Pontos
Grupo II -4 Questões. Resposta estruturada e desenvolvimento do conteúdo. Exige conhecimento do tema - Interpretação de texto -30 Pontos cada. 
Grupo III -2 questões de resposta breve. 15 Pontos cada.
Competências gerais:
1. Dominar os conhecimentos exigidos.
2. Compreender as várias regras e aplica-las. de forma correta.
3. Expor de forma clara e objetiva o pensamento.
4. Aplicar os conhecimentos adquiridos a novas situações.
5. Avaliar e identificar os argumentos e teses(conclusão) dos textos.
6. Justificar com razões fortes as afirmações proferidas.
7. Escrever corretamente.

8. Analisar e interpretar um texto filosófico.


BOM ESTUDO!!

Nenhum comentário: