domingo, 28 de janeiro de 2018

Matriz para o 3º Teste de Filosofia - Fevereiro 2018

Bruce Davidson, Gales, 1965




A. Estrutura e Critérios de Avaliação

Grupo I - Questões de V e F ou escolha múltipla 5x10 = 50 Pontos;

Grupo II – Cinco questões de resposta curta. 6x10 pontos = = 60 Pontos

Grupo III -Texto com 3 perguntas- 3x30 pontos =90 Pontos;

(Uma das perguntas é um pequeno ensaio argumentativo. As respostas tem que ser estruturada. Evidenciar domínio dos conteúdos. Fundamentar bem as afirmações. Não ter erros científicos.)

B. Conteúdos e competências específicas.


1. Análise lógica do texto: Identificar o tema e o problema tratado, a tese, o corpo argumentativo e os conceitos.

2. Lógica formal – Proposicional.
a) As proposições e as conectivas proposicionais de conjunção, disjunção, condicional, bicondicional e negação.
b) Traduzir para linguagem simbólica uma proposição dada
c) Traduzir da linguagem simbólica para a natural e identificar as proposições.
d) Saber as regras lógicas da verdade das proposições e da validade dos argumentos.
e) Aplicar o quadrado da oposição para negar proposições.
f) Principais argumentos dedutivos: Aplicar as inferências de Modus Ponens, Modus Tollens, Condicionais, disjunções, leis de Morgan, contraposição e dupla negação.
g) Aplicar as tabelas de verdade para verificar se os argumentos são válidos ou não.
h) Falácias formais – afirmação do consequente e negação do antecedente.

3. O domínio do discurso argumentativo - a procura de adesão do auditório.
a. Distinção entre Lógica formal e informal
b. Principais argumentos informais não dedutivos : Indutivos, por Analogia, de Autoridade qualificada.
c. Avaliação e identificação dos argumentos no texto.
d. Construção de um texto argumentativo onde possa aplicar vários tipos de argumentos.
e. Principais falácias informais: Petição de princípio, ad verecundiam, ad hominem,ad ignorantiam, bola de neve (reação em cadeia), generalização apressada, boneco de palha, falso dilema, falsa causa, falsa analogia e amostra não representativa.


C. Competências gerais:

1. Dominar os conhecimentos exigidos.
2. Compreender as várias regras e aplica-las. de forma correta.
3. Expor de forma clara e objetiva o pensamento.
4. Aplicar os conhecimentos adquiridos a novas situações.
5. Avaliar e identificar os argumentos e teses(conclusão) dos textos.
6. Justificar com razões fortes as afirmações proferidas.
7. Escrever corretamente.

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