domingo, 24 de fevereiro de 2013

Matriz da 4ª Prova de avaliação Fevereiro/Março de 2013


 
 
Estrutura: I -3x30 Pontos – Resposta média, a exigir fundamentação.

II - 6x5 – Escolha múltipla. III –2x20 – Resposta curta de análise e comentário

IV – 40 Pontos – resposta longa – Ensaio

Competências:

a.Analisar logicamente os textos. b. Saber utilizar os argumentos a favor e contra determinada teoria. c. Saber definir um conceito. d. Aplicar os princípios morais aprendidos a situações concretas. e. Compreender um dilema moral. f. Compreender os aspectos essenciais da Filosofia Ética/Moral de Kant. g: Expressar-se numa linguagem correcta.

Conteúdos

1. Os valores: Definir os Valores. Determinar as características gerais dos valores. Saber em que consiste a questão dos critérios valorativos. Quais os tipos de valor que usamos.   Em que consistem os valores éticos: RESPEITO; IMPARCIALIDADE ;RESPONSABILIDADE ;VIRTUDE ;FELICIDADE ;PRAZER; DEVER
 Distinguir entre valores extrínsecos e intrínsecos. Distinguir juízos de facto e juízos de valor.
Caracterizar as teorias objectivista e subjectivista dos valores. Exemplificar.
Relacionar valores e cultura - o relativismo cultural – argumentos a favor e contra.
 "Ética para um jovem" Enunciar as teses principais da obra de Savater "Ética para um jovem"
 Esclarecer o significado e a utilidade da ÉTICA. (O Egoísmo psicológico e ético. Só para o 10D)

 

2. A moral deontológica de Kant;  Inclinações e interesses; O fundamento da moral; As condições da acção moral. O imperativo categórico. Acções por dever, conforme ao dever e contra o dever. A boa vontade e a intenção.

BOM ESTUDO! DELICIOSAS IDEIAS!!

Nenhum comentário: